A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Guarda Civil Municipal, adquiriu novos coletes balísticos, itens indispensáveis ao trabalho dos profissionais durante patrulhamento ostensivo para a manutenção da segurança. O contrato já foi assinado e os equipamentos devem ser entregues nos próximos dias.
O contrato – feito com a empresa Goemann Comercial Eireli EPP – prevê a aquisição de 174 coletes de proteção balística, pelo valor de R$ 174 mil. Esses novos modelos de colete são considerados nível III A, que atendem todas as normas de segurança estabelecidas pelo Ministério da Defesa.
A comandante da Guarda Civil, inspetora Lucineide Maciel, explicou que a Corporação, buscando maior proteção aos guardas civis e modernização dos equipamentos, substituiu os coletes balísticos de Nível Proteção II- A, para um nível superior, ou seja, agora os guardas civis utilizarão os coletes de Nível III- A, o qual tem um desempenho maior quanto a resistência e durabilidade.
Lucineide Maciel ressaltou que os coletes são substituídos após determinado período de uso, sendo que estes novos tem prazo de validade de seis anos. Também foram adquiridos coletes específicos para uso feminino, aliando conforto e segurança. “Trata-se de um equipamento de proteção individual – EPI. A renovação destes equipamentos tem por finalidade melhorar as condições de proteção e segurança dos guardas civis no seu trabalho diário de proteção a população de Piracicaba”, disse Lucineide.