Aconteceu nesta quinta-feira, 11/07, na Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), a 1ª Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho Executivo para elaboração de minuta do Plano Municipal de Conservação dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado (PMMA-Cerrado).

Instituído pelo decreto nº 19.998/2024, o GT-Executivo tem o objetivo de promover a articulação e esforço necessário à elaboração do PMMA/Cerrado, com engajamento efetivo da Prefeitura, garantindo um processo participativo e eficiente ao longo do período de capacitação. 

O engenheiro florestal da Sema, Ramon Pittizer, que conduziu a reunião, fez a apresentação dos objetivos do GT e repassou informações a respeito da capacitação que está sendo oferecida desde fevereiro pela Agência das Bacias PCJ aos municípios das bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, para elaboração do plano. A Sema e a Semuhget (Secretaria de Habitação e Gestão Territorial) estão representando a Prefeitura de Piracicaba na capacitação, que será finalizada em dezembro.

“O município de Piracicaba tem uma grande oportunidade de avançar na agenda ambiental do município. Nessa primeira reunião, foi perceptível a importância das instituições presentes e perceber que algumas iniciativas delas já dialogam com os objetivos do plano. No próximo encontro, em agosto, realizaremos uma grande discussão sobre o diagnóstico do município em relação à realidade dos biomas, objetivando subsidiar a construção de estratégias do plano para o aumento da conservação da Mata Atlântica e do Cerrado”, explica Ramon.

Os Planos Municipais de Conservação da Mata Atlântica e Cerrado buscam retratar a realidade de cada município, no que se refere aos cenários atuais e futuros do território, sendo uma oportunidade para orientar as ações públicas e privadas, bem como para a atuação de entidades acadêmicas, de pesquisa e das organizações da sociedade.

Os membros e suplentes integrantes do GT-Executivo são representantes das seguintes instituições: Sema, Semuhget, Simap, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), Fundação Florestal do Estado de São Paulo, Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas), GMEA (Grupo Municipal de Educação Ambiental), Esalq/USP, Corredor Caipira e Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba).

Primeira reunião do grupo aconteceu na Sema