Divulgar o trabalho dos grupos de hip hop de Piracicaba e região. Este é o objetivo do DVD que será gravado na próxima sexta-feira (dia 7), no Centro Comunitário do Jardim Esplanada, a partir das 22 horas. Os grupos DND, Fato´s Mc´s, Pequenoh, Rima Nervosa, Manos Conscientes, Manos Zoks, Versus Sistema, MDF, Mc Nana e Popeye participarão.

O evento faz parte do Projeto Pira Rap, idealizado e organizado pelo DJ Misso, e terá sua 16ª edição no mês de agosto, integrando as comemorações de aniversário da cidade. A empresa piracicabana Oda Vídeo Produções será a responsável pela captação e edição final das imagens.

A proposta do Pira Rap é desenvolver a auto-estima dos jovens que integram o projeto. O trabalho preserva, valoriza e incentiva o movimento hip hop da cidade através da música, sendo facilmente identificado pelo gênero musical rap.

Segundo Misso, o projeto destaca o talento na criação de rimas para letras de músicas que contém variados apelos sociais, como contra as drogas, violência, crimes organizados e solicitação de melhorias em políticas públicas.

Osmar e seus Alunos participarão da abertura do DVD com apresentação de dança e o grupo Papo de Samba será responsável pela animação do evento.

A gravação do DVD tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da secretaria de Ação Cultural e do centro de Comunicação Social, Siemaco, Rádio Black-Out, equipe Black Horse, Rosa´s Pizza, Associação Resgate da Capoeira e Centro de Documentação Cultura e Política Negra.

Cultura hip hop

A cultura hip hop surgiu em meados dos anos 70, nos Estados Unidos, como forma de ressocialização dos jovens, principalmente os negros abandonados em guetos das grandes cidades, como Nova Iorque. A partir da musicalidade norte-americana, principalmente o funk e o soul, iniciou a definição do movimento nas ruas dos grandes centros urbanos, que trouxeram alguns traços emblemáticos e importantes. Pira Rap

A 16ª edição do Pira Rap acontecerá no dia 27 de agosto, no Engenho Central, das 18 às 23 horas. Em 2004, o evento foi marcado pela gravação de um CD, que está esgotado, com10 grupos de rap da cidade.