Grupo de convivência da USF Anhumas faz baile para encerrar atividades do ano
Reuniões organizadas pela Unidade da Saúde da Família e Centro de Convivência Intergeracional começaram com 3 integrantes hoje somam 25
Um espaço para receber informações, orientações sobre saúde, lazer, cultura e esporte e, o mais importante, fortalecer vínculos. Assim podem ser definidas as reuniões quinzenais promovidas pela Unidade de Saúde da Família (USF) Anhumas em parceria com o Centro de Convivência Intergeracional (CC Inter) Parque dos Sabiás, atividade realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Família em parceria com o Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José) no bairro rural de Anhumas.


Para marcar o encerramento das atividades do grupo, formado por pessoas com mais de 50 anos, foi realizado nesta terça-feira, 16/12, um encontro especial, com direito a baile e DJ.
“O grupo começou com apenas três pessoas e hoje conta com 25 participantes”, explica a enfermeira Juliana Carneiro da Silva, da USF Anhumas. “Ao longo do ano, programamos diversas atividades, como artesanato, jogos e atividade física, além de conversas sobre temas definidos em eixos temáticos. Neste mês, por exemplo, o assunto foi lazer, cultura e esporte”, completa a assistente social Gabriele Felix, coordenadora técnica do CC Inter.
Por ser uma região localizada a aproximadamente 40 quilômetros do Centro, os encontros ganham ainda mais importância. “Muitos moradores são solteiros ou têm a família distante, então o grupo acaba se tornando uma espécie de reunião de família. Todos se conhecem e se preocupam uns com os outros”, relata Juliana.
Aos 81 anos, Dulce Cândido, moradora de Anhumas desde os 20 anos, participa do grupo desde o início. “As reuniões são muito boas. É divertido e fiz muitas amizades”, conta. A atividade preferida dela é o bingo. “Adoro”, diz, sorrindo.

Rosely Araújo, de 60 anos, frequenta o grupo há cerca de um ano, sempre acompanhada do marido, José Benedito. “Gosto de tudo, menos do exercício, mas fui ao médico e ele disse que preciso fazer”, brinca.

Maria Felisbina Franco, de 70 anos, também participa dos encontros ao lado do marido, José Antonio Cândido. “As meninas são muito simpáticas e sempre preparam várias atividades para nós”, elogia.
Os resultados positivos levaram a uma ampliação das atividades: a partir do próximo ano, os encontros passarão a ser semanais, substituindo o formato quinzenal adotado até 2025.
A área de referência da USF Anhumas atende aproximadamente 2.000 moradores, com uma média anual de 13 mil atendimentos, entre consultas médicas, de enfermagem e odontológicas.
