Grupo de caminhada do PSF Monte Líbano 1 comemora três anos atividades
Com o slogan “Tenha saúde, venha caminhar com a gente”, o grupo de caminhada formado por 20 usuários da unidade do PSF (Programa Saúde da Família) Monte Líbano 1 comemora três anos de atividades neste mês de março. Para marcar a data, o grupo realizou na manhã de terça-feira (29) uma caminhada e confraternização no Parque da Rua do Porto.
Segundo Carolina Ribeiro, agente comunitária de saúde que atua na unidade, o projeto, composto por caminhada e ginástica, surgiu a partir da necessidade dos pacientes em melhorar a qualidade de vida. “Temos um grupo assíduo e os resultados têm sido muito positivo”, disse a ACS.
Carolina explica ainda que a atividade física é realizada duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 7h às 9h, na área de lazer do bairro. No local, também há uma academia instalada recentemente pela prefeitura, o que tem aquxiliado ainda mais os participantes do grupo. “A academia foi uma reivindicação deles e felizmente foi instalada, trazendo mais qualidade de vida não somente ao grupo, mas para todos os moradores do bairro”.
Participante do grupo desde seu início, a aposentada Minervina Silva Pereira de Souza, de 75 anos, afirma que sua saúde melhorou muito com as caminhadas. “Minha pressão arterial era alta, hoje está normal, sempre que vou aferir está 12×7 ou 13×8”, comemora a aposentada.
As dores nas pernas e nas costas levaram a dona de casa Maria de Lourdes Silva Barreiro a integrar o grupo há apenas seis meses. “Graças aos exercícios, minha circulação sanguínea melhorou e sinto muito mais disposição e menos dores”.
O grupo recebe acompanhamento semanal do orientador físico do PAM (Projeto de Atividades Motoras) da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Abílio César Bortoleto, que orienta as atividades a serem desenvolvidas. “Acompanhamos os usuários das academias espalhadas pela cidade e o grupo do Monte Líbano é um dos mais ativos”, diz Bortoleto.
Os moradores do bairro Monte Líbano interessados em participar do grupo de caminhada devem procurar o PSF do bairro e obter informações com a enfermeira Juliana Baldan ou com as agentes de saúde Carolina Ribeiro e Fernanda Prates.
