Pelo menos 15 beneficiários do BPC – Benefício de Prestação Continuada, do Governo Federal, atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José, participaram na última quinta-feira (04), de palestra sobre autoestima. O Cras é unidade de atendimento público da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Com o objetivo de enfatizar o eixo “saúde”, trabalhado com os beneficiários, pela equipe técnica do Projeto Gerações, a palestra foi ministrada pela psicóloga Luciene Blumer do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vila Cristina, unidade de atendimento da Secretaria da Saúde.

Mensalmente, o Cras São José realiza por meio do Projeto Gerações, reuniões socioeducativas com idosos e pessoas com deficiência, beneficiários do BPC, prevendo o desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo. Nessas reuniões são trabalhados eixos como meio ambiente, saúde, família, comunidade e cidadania, cultura, esporte e lazer e trabalho.

O BPC é destinado à idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, com renda mensal familiar per capita, menor a ¼ do salário mínimo vigente. Além disso, o idoso deve comprovar não receber nenhum benefício previdenciário e a pessoa com deficiência, deve ser avaliada se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho.

Serviço

Cras São José

Av. Demósthenes dos Santos, 1.333

(19) 3432.4371