O Grupamento Canil, da Guarda Civil de Piracicaba, participou do curso Primeiros Socorros em Cães para Agentes de Segurança Pública, em Itu, ministrado no Ariza Hospital Veterinário. O curso, com duração de 9 horas, foi disposto em dois módulos: o primeiro com informações teóricas e o segundo com a parte prática. Os guardas-civis do grupamento – Leandro, Geison, Bombo e Herdia – aprenderam diversas técnicas, como imobilização em cães, melhor forma de se ministrar medicamentos, como fazer curativos em geral, técnicas de aplicação de injeções e nutrição adequada para cães de trabalho.

O curso também preparou os GCs para atender os cães em situações de engasgo, asfixia, envenenamento, intoxicações, picadas de animais peçonhentos, alergias e choque anafilático. O Grupamento Canil da Guarda Civil iniciou suas atividades em 2005 e mantém quatro integrantes que cuidam e preparam diariamente quatro cães de duplo emprego (guarda/proteção e faro) para o trabalho de apoio diário a patrulhamentos e em ocorrências de maior gravidade, quando existe envolvimento de entorpecentes e armas de fogo, além do patrulhamento preventivo diário realizado pela equipe.

Os GCs Geison e Leandro junto a cadela Maia

Os cães, todos adestrados, estão aptos para enfrentar situações nas quais são exigidas habilidades como faro de entorpecentes, proteção de seu cuidador, voz de comando e busca de pessoas e objetos perdidos em matas. O Canil da GCMP fica na avenida Cristovão Colombo, 1.900, Vila Industrial.