Portal do Município de Piracicaba

Gratuito: roteiro noturno em cemitério acontece nesta sexta-feira, 14/11

Atividade começa às 19h30; organizadores orientam doação de produtos de higiene pessoal

Por CCS / Publicado em 13/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem retrata uma cena noturna em um cemitério, com um grupo de pessoas iluminando o caminho com lanternas. Ao fundo, destaca-se um edifício com arquitetura clássica, possivelmente um mausoléu ou capela, com a inscrição "MCMX" acima da entrada. A paisagem urbana ao fundo, com prédios iluminados, contrasta com a atmosfera sombria do cemitério. As árvores silhuetadas e o céu escuro completam a composição, criando um ambiente misterioso e contemplativo.
Roteiro noturno será conduzido por historiadores e guia de turismo

O Cemitério da Saudade terá nesta sexta-feira, 14/11, às 19h30, mais uma edição noturna de roteiro turístico guiado gratuito, evidenciando histórias de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município. A atividade será conduzida por historiadores e guia de turismo, com participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro. A realização é da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Turismo, Cultura e Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, em parceria com o grupo criativo Patrimônios da Saudade. As inscrições estão esgotadas. Os organizadores orientam a doação de produtos de higiene pessoal, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, para entrega a pessoas em condição de desproteção social.

Nesta visita, o público poderá ouvir sobre a vida e curiosidades a respeito de figuras como Zé do Prato, um dos principais difusores da cultura de rodeio no Brasil e autor do bordão “Seguuura, peão!”; Parafuso, que foi cantor de Cururu, manifestação musical da região Médio Tietê, e o personagem folclórico Nhô Lica, colecionar de pedras.

A imagem mostra um portão ornamentado, predominantemente em tons de rosa e amarelo. O portão é emoldurado por colunas e encimado por uma cúpula com um ornamento em forma de chama. Acima da entrada principal, em letras maiúsculas brancas, está inscrita a frase em latim "OMNES SIMILES SUMUS", que se traduz como "Somos todos iguais". A parte superior do portão apresenta relevos de anjos em arco, com coroas flamejantes em cada lado. A estrutura é decorada com cercas de ferro branco e uma parede baixa de cor creme. Ao fundo, através da abertura do portão, vislumbra-se um caminho que leva a uma área arborizada, possivelmente um cemitério ou um parque, com o céu azul e nuvens brancas ao fundo. A arquitetura sugere um estilo clássico com influências barrocas ou art nouveau.
Cemitério da Saudade é tema do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022

“Percebemos o interesse da população em participar do roteiro. As inscrições, geralmente, se esgotam rapidamente e desta vez não foi diferente. Limitamos o número de participantes justamente para que a atividade seja melhor aproveitada por todos. E é claro que já estamos planejando outras edições, para que as pessoas possam conhecer cada vez mais da cidade de uma maneira diferente, desmistificando o cemitério. Mais que um local de sepultamentos, é um espaço para muita aprendizagem a respeito de personalidades da cidade que lá foram enterradas, de arte cemiterial, de educação patrimonial”, falou a titular da Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba, Clarissa Quiararia.

No roteiro, as informações são compartilhadas pelos historiadores Paulo Renato Tot Pinto e Maurício Beraldo, autores do livro Somos Todos Iguais, lançado em 2022, que compila dados e faz um resgate histórico sobre o Cemitério da Saudade, que foi inaugurado oficialmente em 2 de dezembro de 1872. A condução será feita pelo guia de turismo Otacilio Júnior e haverá participação especial dos atores Daniela Tonin, Gabriel Monndini, Matteus Cobra e Leonardo Ramos (músico), que integram a Cia. Metamorfose de Teatro, sob coordenação de Washington Poppi.

Na imagem, um grupo de seis pessoas está posicionado em degraus de uma edificação com colunas e detalhes arquitetônicos em tons pastéis. Do lado esquerdo, um jovem veste uma camisa bege clara e um colete marrom, enquanto ao seu lado, um homem em pé ostenta um hábito religioso branco com detalhes em renda e um rosário, com as mãos em prece. Em seguida, uma mulher com cabelo escuro preso, veste uma blusa estampada e uma saia marrom, segurando um livro. Ao seu lado, outra mulher, com cabelo mais claro, usa uma blusa com estampa de bolinhas e um blazer escuro, também segurando um livro. No centro, um homem veste um terno preto com gravata vermelha. Finalizando o grupo, à direita, um homem com bigode usa um jaleco branco, uma gravata vermelha e um chapéu de enfermeiro com uma cruz vermelha, sugerindo ser um profissional da saúde. O fundo mostra árvores e a fachada de uma construção.
Evento terá participação especial de atores da Cia. Metamorfose de Teatro

Para a visita, a recomendação é usar sapatos fechados apropriados para caminhadas e preferencialmente calça, além de lanterna. Em caso de chuva, o roteiro será remarcado e o aviso será feito nas mídias sociais da Secretaria de Turismo.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.