Após o término do XV de Piracicaba na Copa Paulista, dia 30 de outubro, o gramado do Estádio Municipal Barão da Serra Negra está passando por tratamento para despraguejamento. Há algum tempo que a grama foi invadida por paquinhas, também conhecidas como grilo toupeira. Sem poder começar o tratamento antes do término dos jogos, foi iniciado nesta semana a aplicação de veneno nos pontos afetados.
Passado o efeito desta primeira etapa, a parte do gramado infectado e seco foi retirado. Na atual fase, o campo é adubado e plantadas placas de grama, retiradas do entorno gramado, para cobrir os buracos abertos.
O gramado, segundo equipe técnica que cuida do despraguejamento, está em totais condições de jogo até o dia 5 de janeiro, data da estreia do Nhô Quim na Copa Paulista de Futebol Júnior, contra o 7 de Setembro/MS.
Entenda a pragaAs paquinhas cavam túneis no solo próximo a superfície. Esse hábito faz com que as raízes da grama fiquem expostas, levando a desidratação e morte da planta. Sua alimentação é baseada em matéria orgânica e outros organismos menores, incluindo insetos.