O prefeito Gabriel Ferrato entregou oficialmente na noite desta terça-feira (21), a remodelação da avenida Centenário. A avenida foi totalmente recuperada e recebeu melhorias no asfalto, novo paisagismo e nova iluminação, com tecnologia LED. O secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro, o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Emdhap), Walter Godoy dos Santos e o vereador e presidente da Associação dos Moradores do São Dimas, Laércio Trevisam, prestigiaram a solenidade.
O asfalto – nos dois sentidos – foi totalmente recuperado e recebeu tratamento nos pontos com afundamento. Os trechos com revestimento asfáltico fadigado e trincado foram removidos com auxílio de fresadora e aplicada nova camada de asfalto.
Além do recape, a avenida foi totalmente remodelada: guias e sarjetas (nos dois sentidos) foram refeitas, os canteiros readequados, priorizando a regularização do trânsito e as conversões no sentido bairro (São Judas), com nova sinalização. Os dispositivos de drenagem foram reconstruídos e ampliados para melhorar o escoamento de água na via. Contemplada no projeto, a rua Edu Chaves também foi totalmente recapeada e os trechos de ligação com a avenida Centenário também receberam nova capa asfáltica.
A avenida Centenário também recebe uma iluminação especial em LED, com 100 novos conjuntos de iluminação pública no trecho entre o entroncamento com a avenida Carlos Botelho até a avenida Armando Dedini.
A tecnologia LED, que substitui a iluminação a vapor de sódio (luz amarela), tem como objetivo principal a eficiência energética agregada ao embelezamento urbano, conforto visual e mais segurança para a população. Além da avenida Centenário, as avenidas Independência, Armando Dedini, Limeira, trecho da Conde do Pinhal, Monsenhor Martinho Salgot e Renato Wagner receberão também a nova tecnologia.
O prefeito Gabriel Ferrato explicou que a recuperação era uma necessidade da cidade e um investimento em segurança para a população. “É uma das principais obras da minha gestão, não só pela mobilidade urbana, mas porque recuperamos completamente esta via. É uma obra com durabilidade de 30 anos.” Para Ferrato, a obra também melhora o ambiente da cidade com seu novo projeto de paisagismo e iluminação e novas calçadas. “É um conceito mais amplo de mobilidade e a intervenção na avenida Centenário atende todas estas características, ampliando a fluidez no trânsito”. A iluminação no sistema LED, lembrou Ferrato, gera economia de até 50%.
O secretário de Obras explicou que a recuperação era uma antiga solicitação dos moradores de toda a cidade. Ressaltou que, diferentemente das outras intervenções já realizadas naquela avenida, como tapa buraco, desta vez o pavimento foi totalmente refeito, com a troca de toda sua estrutura, além de uma nova drenagem, baia de ônibus em concreto e paisagismo. Ribeiro ressaltou a preocupação com a qualidade. “Um engenheiro residente da Prefeitura acompanhou a obra, juntamente com um fiscal, que realizava medições diárias para garantir a qualidade do pavimento”.
Ribeiro também lembrou que, para que o andamento da obra na Centenário tivesse êxito, foi feito um trabalho específico na rua Edu Chaves e vias perpendiculares, que foram recapeadas para suportar a quantidade de veículos que ali transitavam.
Raio-X da obra de remodelação da avenida Centenário e entorno
Áreas de pavimento recapeadas – Avenida Centenário: 21.933 m2; – Rua Edu Chaves e ligações: 15.115 m2; Área de passeio (calçada): 2.454 m² (canteiro e reconstrução parcial das margens); Área de paisagismo (grama): 971 m² Extensão de guia: 4.155 m; Extensão das ruas contempladas: – Avenida Centenário: 1.425 m – Rua Edu Chaves: 1.951 m Extensão da galeria de águas pluviais: 685 m; Bocas-de-lobo e poços-de-visita: 34 unidades reformadas