Em encontro na manhã de hoje (2), no anfiteatro de Centro Cívico, que reuniu diretores, coordenadores e supervisores do Ensino Fundamental, o prefeito Barjas Negri e a secretária municipal de Educação, Giselda Ercolin deram boas-vindas aos educadores para o ano letivo. As aulas do Ensino Infantil terão início a partir do próximo dia 7 e do Ensino Fundamental, a partir do dia 12.

O prefeito Barjas Negri destacou que Piracicaba tem uma das mais importantes redes de ensino infantil e fundamental do interior paulista. Citou também a construção das novas escolas e enfatizou o empenho da secretaria de Educação, em cada vez mais capacitar seus profissionais, para que possam proporcionar melhor qualidade no ensino municipal.

Conforme a secretária de Educação, Giselda Ercolin, o aumento de 2.845 novas vagas nas escolas de ensino infantil e fundamental é resultado de ampliações, adaptações e construções em 20 escolas mantidas pela Prefeitura. As construções foram previstas em 2005, para serem executadas em 2006 e funcionarem em 2007.

Além das obras, segundo Giselda, para garantir a qualidade do ensino no município, será fornecido o quite completo da educação, que consiste em mobiliário novo, carteiras, cadeiras, materiais e mesas pedagógicas, computadores e também na capacitação dos profissionais que atuam nesta área.

Para a abertura do ano letivo de 2007, a Educação promoveu hoje, no anfiteatro, a primeira capacitação em Gestão Escolar, ministrada por Fátima Camargo. Outras capacitações já estão programadas para o decorrer do ano.

Giselda acredita que as vagas disponibilizadas para o Ensino Fundamental atendam a demanda existente. Já no Ensino Infantil, segundo ela, não deverá atender a demanda, mesmo com a ampliação do programa Bolsa-Creche desenvolvido em parceria com escolas particulares, mas vai diminuir significativamente o número de crianças na fila de espera.

Referente ao atraso na conclusão de algumas obras de escolas, a Secretária explicou que foram criadas alternativas, que garantirão o transporte dos alunos para outras escolas até o término dos trabalhos, previsto para abril.