Mais 201 estradas vicinais de 235 municípios serão recuperadas pelo Programa Pró-Vicinais, totalizando 2.398 quilômetros. Nesta segunda-feira, o governador José Serra anunciou o investimento de R$ 556,47 milhões na segunda fase do programa que tem como objetivo permitir o escoamento da produção e contribuir para o desenvolvimento do Estado. “Com este novo pacote de investimentos chegamos a 4.500 quilômetros de estradas vicinais que vão ser inteiramente refeitas. São estradas muito importantes para a circulação de mercadorias e de pessoas”, afirmou o governador. As obras, que devem ser iniciadas em 2008 e finalizadas até 2009, compreendem nova pavimentação e, pela primeira vez, sinalização de segurança. Alguns trechos serão inteiramente refeitos em sua drenagem e acostamentos. Os recursos serão provenientes do Estado e de financiamento externo, mas , em alguns casos, também há a participação das prefeituras e da iniciativa privada. “Investir nas estradas vicinais é uma prioridade do Estado”, afirmou Serra. Soma
Lançado em junho de 2007, o programa do governo paulista já incluiu trechos viários de 60% dos municípios do Estado. O Pró-Vicinais prevê a recuperação total dos 13 mil quilômetros da primeira rede de vicinais pavimentadas dos municípios. Na primeira etapa do programa foram beneficiadas mais de 150 estradas, num total de 2.117 quilômetros de vicinais, em 199 municípios, com investimento de R$ 457 milhões. As obras estão em fase de licitação e devem ser iniciadas ainda este ano. Somadas as duas etapas, o Pró-Vicinais – Programa Estadual de Recuperação de Vicinais – vai melhorar as condições de circulação e segurança em quase 5.000 quilômetros de estradas, equivalente a um percurso de ida e volta de São Paulo a Maceió. Nesta segunda fase do Pró-Vicinais vão ser atendidos 37 municípios na região de São José do Rio Preto; 21 nas imediações de Araçatuba; 37 nas regiões de Campinas, Sorocaba, Itapetininga; 21 em Marília e Assis; 19 nas regiões de Bauru; 13 em Araraquara e São Carlos; 21 na região de Presidente Prudente; 12 na região de Rio Claro; 9 na região de Barretos; 11 na Grande São Paulo; 13 na região do Vale do Paraíba; 16 na região de Ribeirão Preto e 5 em Cubatão. A seleção das estradas, feita pela Secretaria Estadual dos Transportes em conjunto com as Prefeituras, foi baseada em critérios técnicos. Foram consideradas questões como a interligação entre as vicinais e malha rodoviária, competitividade, desenvolvimento, redução de custos para o transporte e incentivo à economia. A recuperação dessas estradas vai beneficiar milhões de pessoas dessas regiões com uma melhor ligação dos núcleos rurais aos serviços de saúde, educação e lazer. A segurança no transporte de pessoas e cargas é um dos principais benefícios do programa. Conservação e novas vicinais
Serra anunciou ainda que nas novas concessões de rodovias serão incluídas a manutenção das vicinais próximas. “Para os contratos já existentes, estamos estudando uma forma para que eles passem a incluir a manutenção das vicinais próximas também”, disse o governador. Segundo ele, o principal problema das vicinais não é a construção ou a reforma, mas a manutenção. “Para o Estado é uma rede muito fragmentada e as Prefeituras às vezes não têm recursos para poder fazer isso. Por isso estamos procurando formas mais permanentes de manutenção dessa rede”, destacou. O governador também deverá anunciar em breve um programa para a implantação de novas estradas vicinais. “Estradas de terra ou inexistentes que vão virar vicinais”, afirmou. Além disso, o Estado atua na perenização de estradas rurais, por intermédio do programa Melhor Caminho, realizado pela Secretaria da Agricultura. Ao todo, São Paulo conta com 170.000 quilômetros de estradas vicinais.