O presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento (Ipplap), Daniel Rosenthal, participou ontem, 23/06, do lançamento do programa Cidades Inteligentes, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. O programa visa modernizar a gestão pública no Estado, priorizando a governança em função de metas e planos, o trabalho conjunto entre Estado e Prefeituras, a desburocratização administrativa e estimula soluções tecnológicas para questões ligadas ao planejamento urbano sustentável. O evento contou com a participação de mais de 120 prefeitos, além de vários secretários estaduais.
O evento aconteceu no Palácio dos Bandeirantes
Rosenthal, que representou o prefeito Luciano Almeida, destacou que entre as novidades apresentadas no programa, o que mais chamou a sua atenção foi o Via Rápida Empresa Municipal, que traz uma arrojada condição de desburocratização, permitindo a abertura de empresas em apenas 37 minutos, facilitando e incentivando o empreendedorismo e, como consequência, posicionando todo o Estado e o país em melhores condições para atrair mais investimentos. “Vamos analisar este programa, assim como outras propostas, para trazer o que há de melhor para Piracicaba”, destacou.
Com investimentos de R$ 15 milhões em sua primeira etapa, o Cidades Inteligentes vai levar iluminação pública de ponta a 11 municípios: Barra Bonita, Campos do Jordão, Fernando Prestes, Ferraz de Vasconcelos, Holambra, Iguape, Lorena, Pirajuí, São Carlos, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal.
Mais modernos, econômicos e sustentáveis, os novos dispositivos de iluminação com tecnologia LED permitem que as Prefeituras adotem sistemas de internet pública wi-fi e conexão de diferentes serviços digitais. A iluminação mais eficiente também garante mais segurança no trânsito e facilita o patrulhamento policial no período noturno.
Outra novidade é a plataforma IPT Municípios (http://municipios.ipt.br/), que dará acesso a webinars sobre conectividade, mobilidade, gestão de resíduos, iluminação pública e outros temas ligados ao desenvolvimento urbano. Com apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP, a ferramenta também vai permitir agendamento de visitas técnicas e reuniões para compartilhamento de informações entre gestores públicos.
Já o Patem (Programa de Atendimento Tecnológico aos Municípios) vai oferecer apoio técnico para que as Prefeituras desenvolvam políticas públicas segundo critérios de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Estado e municípios poderão trabalhar juntos em projetos que vão desde controle de poluição urbana e sistemas inteligentes de transporte público até governança digital e conectividade urbana.
Daniel Rosenthal, Presidente do IPPLAP