Teve início, na tarde de ontem (17), a quinta edição do Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira, com a participação do governador do Estado, José Serra, que foi recepcionado pelo prefeito Barjas Negri. A abertura oficial foi prestigiada pelo secretário do estado de Desenvolvimento e Tecnologia e o vice-governador Alberto Goldman, o secretário de estado de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio Filho, deputados, autoridades municipais e convidados. O evento foi aberto pelo presidente do Simespi, Tarcísio Ângelo Mascarim, que destacou a importância do Simtec para o desenvolvimento agroindustrial e tecnológico e para o aprimoramento do potencial de mercado dos produtores, industriais e detentores brasileiros da tecnologia para a produção do etanol e em toda sua cadeia. José Luis Olivério, vice-presidente e diretor de operações do Grupo Dedini, destacou que para o Brasil se manter na posição de destaque em âmbito municipal é imprescindível o desenvolvimento de pesquisas que visem o desenvolvimento das tecnologias já existentes e de novas tecnologias. O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, destacou o dinamismo do empresariado que tem contribuído para o destaque da cidade em nível municipal. “Espero que os debates e as trocas de experiências entre os participantes contribuam ainda mais para o aprimoramento do setor da economia gerada”. Para avalizar esta meta de investimento em pesquisa, o governador José Serra rubricou convênio firmando entre a Dedini e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Faspesp) através do qual serão destinados R$ 100 milhões de reais em pesquisa em tecnologia do setor sucroalcooeiro. Serra destacou também que o século 20 foi marcado pelo “ouro preto e poluente”, e que o século 21 será marcado “pelo ouro verde”, fazendo alusão ao etanol não poluente, financeira e ambientalmente viável. O secretário Alberto Goldman destacou o esforço dos empresários paulistas no sentido de enfrentaram a forte concorrência mundial na produção direta e de tecnologias no setor. O gerente científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, destacou o esforço interno da Dedini, desde a instituição do Proálcool, contribuindo decisivamente para que os números da produção do etanol no Brasil tivessem expressivo aumento. “Hoje, o etanol é um assunto de interesse mundial, não somente do nosso país”, destacou. O montante será dividido entre a Fapesp e a Dedini, no decorrer de cinco anos de estudos. O presidente da Fapesp, órgão que recebe 1 % do total arrecadado em tributos no estado de São Paulo, Carlos Vogt, recebeu pedido do governador José Serra para que o convênio também contemple estudos de viabilidade econômica e tecnológica para a produção de máquinas que sejam capaz de colher a cana-de-açúcar em terrenos com inclinação maior que 12 graus, contribuindo assim para a reduzir as queimadas de cana no estado de São Paulo. Integraram também a mesa de abertura oficial do evento os deputados federal, Antônio Carlos de Mendes Thame; estaduais, Roberto Felício e Roberto Morais, Hans Eckert (Ciesp), Arnaldo Bortoleto (Coplacana)e José Antonio de Godoy (Acipi). (Assessoria de Imprensa Simtec – 18/07/2007 – Telefone fixo da Sala de Imprensa – (19) 3421.5659) Palestras e exposições prosseguem até sexta-feira Até a próxima sexta-feira (20), o Simtec 2007 promove o fomento do setor sucroalcooleiro, reunindo fornecedores de serviços, fornecedores de insumos industriais e agrícolas, fabricantes de equipamentos industriais de plantio, colheita e industrialização da cana-de-açúcar, álcool, açúcar e biodiesel atraindo industriais e agricultores do setor sucroalcooleiro do Brasil e do exterior e outros que utilizam as máquinas e equipamentos relacionados ao setor; pesquisadores; empresários, consultores e mídia especializada.A grade de palestras do Simtec se completa com a programação do Simbio (Simpósio de Biotecnologia em Etanol e Biodiesel), Simcoger (Simpósio sobre Co-geração de Energia) e Simantec (Simpósio sobre Manutenção e Tecnologias Industriais).Acesso – O acesso dos visitantes ao parque de exposições ocorre pela avenida Beira Rio (Ponte Pênsil) e avenida Maurice Allain (Mirante). Imprensa e expositores devem utilizar o acesso da Ponte do Morato (Referência: Sede do Pelotão Ambiental de Piracicaba).Visitantes não pertencentes ao setor sucroalcooleiro ou sem convite pagam entrada de R$ 10,00. Não é permitida a entrada de menores de 16 anos – mesmo acompanhados dos pais. Toda a renda será revertida ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Piracicaba.