O Governador do Estado, Cláudio Lembro, estará amanhã (dia 09) em Piracicaba para entrega de viaturas à Polícia Militar e para inaugurar o Comando de Policiamento do Interior -CPI-9, do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) e da Unidade de Semiliberdade, sendo os dois últimos unidades mantidas pela Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem).

A entrega das viaturas será às 10 horas, no Centro Cívico (rua Antonio Correa Barbosa, 2233 – Prefeitura). Às 10h30 ocorrerão as inaugurações do Casa, do Semiliberdade e do CPI-9, à rua São José, 1237.

O Casa abrigará 56 adolescentes, sendo 40 em regime de internação e 16 em internação provisória do município e região. Atividades esportivas e culturais, além de cursos profissionalizantes, serão oferecidos aos internos. A unidade será gerenciada em parceria com a ONG Guarda Mirim. O prédio, localizado na Rodovia SP, 147, km 138+ 500m, ao lado do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba, manterá quadro de 33 funcionários contratados pela entidade e 30 funcionários da Fundação.

A unidade de Semiliberdade de Piracicaba, que vai funcionar no Centro, tem capacidade de abrigar 25 adolescentes.

Atualmente, 33 jovens de Piracicaba cumprem medida de internação nas unidades da Febem espalhadas pelo Estado. Da região, composta por 90 municípios, são 648 jovens internados nas unidades da Fundação.

O Governo de São Paulo já inaugurou seis unidades do CASA: duas unidades em Campinas, uma em Itapetininga, duas em Ferraz de Vasconcelos e uma em Mauá. A construção das 41 unidades prometidas fazem parte do projeto de descentralização da Fundação.

Projeto CASA

A unidade do CASA é composta por três pisos, sendo o primeiro formado pelas salas de aula, refeitório e salas de cursos profissionalizantes. O segundo piso conta com dez dormitórios, cada um com capacidade para quatro adolescentes; e o terceiro pavimento com a quadra poliesportiva coberta e espaço para banho de sol.

O Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente será administrada em gestão compartilhada. O Estado fica responsável pela direção, segurança e supervisão da unidade, enquanto uma ONG local terá a tarefa de cuidar do trabalho pedagógico desenvolvido junto aos internos.

Em Piracicaba, a entidade escolhida para atuar ao lado da Febem foi a Associação Guarda Mirim de Piracicaba, que será responsável pelo plano pedagógico da unidade.

Projeto Semiliberdade

O Semiliberdade terá como diretor o psicólogo Clovis Cosmo da Silva e entidade conveniada a União Espírita de Piracicaba, que será responsável pelo atendimento técnico e pedagógico.

O Projeto foi denominado Talismã da Liberdade e atenderá 25 adolescentes, inseridos na medida socioeducativa de semiliberdade na faixa etária entre 12 e 18 anos, excepcionalmente até 21 anos incompletos, conforme deliberação do Poder Judiciário.

Serão oferecidas atividades culturais, de lazer e educacionais dentre elas Oficinas de iniciação básica e profissionalizante (marcenaria, sabonetes, acabamento de móveis – decupagem, mosaico, padaria) e informática.