Governador inaugura sede própria do Deinter-9 e Seccional
Com as presenças do Governador Alberto Goldman, o prefeito Barjas Negri, o secretário estadual da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto e o Delegado Geral de Polícia Civil, Domingos de Paulo Neto, foi inaugurada oficialmente hoje (21), as novas dependências do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-9) e da Delegacia Seccional de Piracicaba. Participaram também da cerimônia os deputados secretários municipais, vereadores, delegados e empresários. O ato consolida o sistema de segurança em Piracicaba. O Deinter 9 – Piracicaba abrange 52 municípios e coordena as delegacias seccionais de Polícia de Piracicaba, Americana, São João da Boa Vista, Limeira, Rio Claro e Casa Branca. Mais de 2,8 milhões de habitantes são atendidos pela Polícia Civil da região de Piracicaba. O Governo do Estado investiu R$ 1,67 milhão na construção do edifício que abrigará o Deinter- 9 e a Seccional, em terreno de 4.087 metros quadrados doado pela Prefeitura de Piracicaba. Convênio assinado com a Secretaria de Segurança Pública permitiu que a Administração contratasse a obra.
O Secretário de Segurança Pública afirmou que o Deinter fortalecerá e aprimorará o trabalho de investigação, trazendo mais policiais para a região. “Todos ganham com isso. A população, porque aumenta o número de esclarecimentos de crime e a Justiça, pois as provas serão melhor produzidas. Vamos contar com a colaboração das Prefeituras locais, da Policia Militar e da Guarda Civil. Estamos muito entusiasmados com isso”, declarou. O Prefeito Barjas ressaltou que a sede própria do Deinter complementa o trabalho da Polícia em Piracicaba e permitirá melhor estrutura à Polícia Civil. “A conquista de sede própria é uma conquista importante, se consolidando como mais um aliado importante no combate à criminalidade. Desde o início da nossa Administração estamos captaneando ações para melhorar as condições de segurança da cidade”. O prefeito ressaltou que durante vários anos, a sociedade almejava contar com um departamento especial da Polícia Civil. “O Deinter proporciona maior integração entre as polícias da região, que unirão estratégias para dar maior segurança à população”. Barjas citou também o Disque-Denúncia, aquisição de novas viaturas para a GM e a substituição de lâmpadas em praticamente toda a cidade. “São esforços para a ampliação da segurança em vários níveis”, completa o prefeito. O delegado responsável pelo Deinter 9, Oduvaldo Mônaco, reiterou que a nova delegacia permitirá gerenciar melhor as Seccionais porque “ficamos mais próximos das unidades, possibilitando maior conhecimento dos problemas e promovendo ações conjuntas entre as Seccionais. Assim, a Polícia Civil trabalha em bloco e não individualmente”. Mônaco explicou que entre as metas da diretoria do Deinter 9 são reduzir os índices de criminalidade, por meio do aprimoramento da investigação aliada ao desenvolvimento da inteligência policial e aumentar a sensação de tranqüilidade na população. “Queremos mostrar que a Polícia Civil está presente e os cidadãos podem contar com uma instituição eficiente”, finalizou.
O Governador Goldman disse que está dando continuidade ao que estava sendo feito, dando todo respaldo para que as polícias desenvolvam seu trabalho da melhor forma possível, visando garantir a segurança do cidadão. “O importante é caminharmos e desenvolver um trabalho cooperado entre a Polícia Civil e a Polícia Militar”. Com esta inauguração, complementa Goldman, a expectativa é reduzir a criminalidade. Para ter êxito, “estamos adotando medidas envolvendo o aspecto social com a ação policial. Com certeza, Piracicaba e região, ganham muito com o Deinter, pois contarão com policiamento especializado”. Estrutura Dividido em dois andares, o novo prédio do Deinter-9 tem ampla área de aproximadamente 1500 metros quadrados. No térreo, ocupado pela sede da Delegacia Seccional de Polícia de Piracicaba, 18 salas comportam os gabinetes do delegado diretor de Polícia, dos delegados assistentes e da diretoria administrativa; as seções de pessoal, de finanças, de comunicações, administrativas e da sub-frota; o Centro de Inteligência Polcial (CIP); os cartórios e o Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil (Cepol). O pavimento superior é ocupado pela sede do Deinter-9 e possui 16 salas, onde estão instalados os gabinetes do delegado diretor de Polícia, dos delegados divisionários de Polícia, dos delegados assistentes e da diretoria administrativa; as seções de pessoal, de finanças; comunicações administrativas e da sub-frota; o almoxarifado; a Unidade de Inteligência (UIP); a sala de reuniões e o auditório. Na área externa, o edifício dispõe de um depósito e um estacionamento coberto, com capacidade para 25 viaturas. Um dos diferenciais é o Centro de Comunicações e Operações da Polícia Civil (Cepol), que passará a ser responsável pela comunicação, pelo controle do deslocamento de viaturas e pelo atendimento das chamadas 197 de toda região. Inicialmente integrará as Seccionais de Piracicaba, Americana, Limeira e Rio Claro. Projeto Piloto O Deinter-9 foi escolhido para desenvolver o recém lançado projeto piloto de reengenharia das unidades policiais da região de Piracicaba. Com duração mínima de 12 meses, a experiência integra unidades policiais com o objetivo de reforçar as atividades de policia judiciária, melhorar o atendimento prestado à população e aumentar a taxa de esclarecimento de crimes.
