Com as presenças do Governador José Serra, o secretário estadual da Segurança Pública, Ronaldo Augusto Marzagão e o Delegado Geral de Polícia Civil, Mário Jordão de Toledo Leme, foi inaugurada oficialmente hoje (16), as novas dependências do Deinter (Departamento de Polícia Judiciária do Interior). O ato consolida o sistema de segurança em Piracicaba.

Com a efetivação do Deinter ficam transferidas, do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 2 – Campinas para o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 9 – Piracicaba, as Delegacias Seccionais de Polícia de Piracicaba, Americana, São João da Boa Vista, Limeira, Rio Claro e Casa Branca.

O Secretário de Segurança Pública afirmou que o Deinter fortalecerá e aprimorará o trabalho de investigação, trazendo mais policiais para a região. “Todos ganham com isso. A população, porque aumenta o número de esclarecimentos de crime e a Justiça, pois as provas serão melhor produzidas. Vamos contar com a colaboração das Prefeituras locais, da Policia Militar e da Guarda Civil. Estamos muito entusiasmados com isso”, declarou.

O Prefeito Barjas ressaltou que a criação do Deinter complementa o trabalho da Polícia em Piracicaba e permitirá melhor estrutura à Polícia Civil. “A partir de agora, se consolida no município o sistema de segurança, citando a recém inaugurada Central de Monitoramento, como mais um aliado importante no combate à criminalidade. Desde o início da nossa Administração estamos captaneando ações para melhorar as condições de segurança da cidade. O sistema de monitoramente e a vinda do Deinter são importantes conquistas”, destaca.

O prefeito ressaltou que durante vários anos, a sociedade almejava contar com um departamento especial da Polícia Civil. “O Deinter proporcionará maior integração entre as polícias da região, que unirão estratégias para dar maior segurança à população. A união de idéias e ações vem permitindo avanços, como a implantação da Deinter e CPI-9”.

Barjas cita também o Disque-Denúncia, aquisição de novas viaturas para a GM (10 motos e 6 carros) e a substituição de lâmpadas em praticamente toda a cidade. “São esforços para a ampliação da segurança em vários níveis”, completa o prefeito.

O delegado responsável pelo Deinter 9, Kléber Altale reiterou que a nova delegacia permitirá gerenciar melhor as Seccionais porque “ficamos mais próximos das unidades, possibilitando maior conhecimento dos problemas e promovendo ações conjuntas entre as Seccionais. Assim, a Polícia Civil trabalha em bloco e não individualmente”.

Altale explicou que as metas da diretoria do Deinter 9 para 2007 são reduzir os índices de criminalidade, por meio do aprimoramento da investigação aliada ao desenvolvimento da inteligência policial e aumentar a sensação de tranqüilidade na população. “Queremos mostrar que a Polícia Civil está presente e os cidadãos podem contar com uma instituição eficiente”, finalizou.

O Governador Serra disse que a sua administração tem dado todo respaldo para que as polícias desenvolvam seu trabalho da melhor forma possível, pois são elas que garantem a segurança do cidadão. “Estamos muito distantes do ideal, mas vamos chegar lá. O importante é caminharmos, desenvolvendo trabalho cooperado entre a Polícia Civil e a Polícia Militar”.

Com esta inauguração, complementa Serra, a expectativa é reduzirmos a criminalidade. Para ter êxito, “estamos adotando medidas envolvendo o aspecto social com a ação policial. Com certeza, Piracicaba e região, ganham muito com a vinda do Deinter, pois contarão com policiamento especializado”.