Governador assina decreto que cria o CPI-9 em Piracicaba
O governador de São Paulo, Cláudio Lembo, assinou na manhã de ontem (25), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o decreto que cria novas unidades da Polícia Militar no Interior do Estado. Em Piracicaba, por exemplo, o CPI –9 contará com quatro batalhões integrados: 19º BPM/I (Americana), 24º BPM/I (Limeira), 37º BPM/I (Rio Claro) e 48º BPM/I (Sumaré). Essa nova unidade atenderá aos 2,58 milhões habitantes da região.
O decreto prevê a construção ou reforma de 20 novas unidades da PM que beneficiará, além de Piracicaba, as cidades de Avaré, Bragança Paulista, Itapeva, Porto Feliz, Presidente Venceslau, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto e Votorantim.
Segundo o Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Saulo de Castro Abreu Filho, Campinas, que é sede do CPI-2, administrava sozinha 90 cidades e com a divisão passa a administrar 38 municípios, com 2,8 milhões de pessoas e 4.415 PMs. Piracicaba fica responsável por 52 cidades, contará com efetivo regional de 3.510 policiais.
Castro afirmou ainda que a intenção da PM é de, no máximo até o dia 15 de junho, toda a nova redistribuição esteja implantada.
Para o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o CPI-9 é o reconhecimento da importância da cidade para o Estado e a região. “Com o desmembramento de Campinas, a policia terá mais interação e agilidade”, concluiu. Barjas informou ainda que está a disposição do Estado para criar parceria que visa a instalação do Deinter na cidade.
Além do prefeito, estiveram na solenidade o comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo e os secretários Milton Sérgio Bissoli (Procuradoria Geral), Luciano de Almeida (Indústria e Comércio) e Miromar Rosa (Comunicação Social).
