O governador estadual Cláudio Lembro assina amanhã (25), no Palácio dos Bandeirantes, a decreto que cria o Comando de Policiamento do Interior da Polícia Militar de Piracicaba (CPI-I). Recentemente, a Assembléia Legislativa aprovou projeto de lei complementar que viabilizou a abertura de 560 novos cargos para a PM do Estado.

A criação e implantação do CPI-9 foi reivindicada no ano passado pelo prefeito Barjas Negri ao então governador Geraldo Alckmin. Piracicaba irá sediar o comando de 50 municípios, que antes pertenciam ao CPI de Campinas. Serão seis batalhões e 22 companhias. Piracicaba terá reforço de 75 PMs.

O CPI-9 vai incorporar os batalhões: 10º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior) que abrange Piracicaba, Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Elias Fausto, Mombuca, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Maria da Serra, São Pedro), 19º BPM-I (Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Artur Nogueira), 24º BPM-I – São João da Boa Vista (15 cidades), 35º BPM-I (Limeira e oito cidades), 37º BPM-I (Rio Claro e seis cidades) e 48º BPM-I (Sumaré mais quatro cidades).