O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e de Governo, José Antonio de Godoy, destacou, durante solenidade de 70 anos da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi), a liderança da entidade em movimentos de apoio ao setor sucroenergético. "É importante esta união e engajamento de toda a cadeia produtiva canavieira, impulsionada pela liderança da entidade". No evento, que ocorreu na quarta-feira (09/08), ele representou o prefeito Barjas Negri.
Godoy também ressaltou a importância social da Afocapi como gerenciadora do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba. O vice-prefeito lembrou ainda que a região de Piracicaba é o maior pólo mundial produtor de tecnologia e equipamentos para o setor sucroenergético, o que amplia a importância do engajamento da Afocapi. Ele afirmou que o prefeito Barjas Negri sempre foi um apoiador do setor. "O apoio do prefeito é considerado fundamental e muito importante pelas lideranças do setor, por dirigir uma das cidades mais importantes e estratégicas para o fortalecimento e valorização do setor sucroenergético".
O ato ocorreu no Anfiteatro do Centro Canagro e contou ainda com as presenças do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Waldemar Gimenes, do presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, do presidente da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul do Brasil (Orplana), Eduardo Vasconcelos Romão, do vereador Gilmar Rotta, representando o Legislativo, produtores de cana e empresários do setor sucroenetrgético.
Presente em 75 municípios, a Afocapi foi fundada em 1947 e tem, atualmente, 5.000 associados. É presidida por José Coral. Em sete décadas a entidade que gerencia o Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, tem o maior quadro de associados do Estado de São Paulo e Brasil, visando oferecer o melhor atendimento, com rápido poder de decisão, beneficiando o produtor.
Conforme o presidente da Afocapi, a pespectiva para os próximos anos ressalta é continuar na caminhada, "com muito pé no chão e criatividade, não abrindo mão da união, articulação e mobilização da classe canavieira para manter a produção estável". "A Afocapi é constituída por diretores, colaboradores e funcionários que acompanham todo o trabalho, com dedidação plena não só ao cooperativismo, mas às questões envolvendo o setor sucroenergético, buscando a melhoria da qualidade de vida do homem do campo".
Coral lembrou que a Associação se destaca na defesa dos fornecedores de cana, categoria que muitas vezes não é valorizada. Diz que ao longo dessa caminhada foram muitas lutas em defesa dos produtores e a Associação se engajou em diversas campanhas e protestos para reivindicar política agrícola justa para a classe canavieira.
Segundo Coral, reconhecida como uma liderança nacional no setor, a Afocapi conquistou uma forte representação em assuntos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos. "Tem a missão de representar e fortalecer a classe canavieira, promovendo e motivando políticas que garantam melhores condições de trabalho e prestação de serviços com excelência pautada pela ética".
Representando a Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, enfatizou que chegar aos 70 anos de atividade é um privilégio de poucas associações e a Afocapi soube durante todo este tempo, soube unir todos os elos da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.