O Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizaram hoje, sexta-feira, 30/06, o encontro Conexões de educação ambiental: Integrando ações para um município mais sustentável. O evento, realizado no Anfiteatro da SME, contou com a participação de gestores da Rede Municipal de Educação, além de representantes de diferentes setores da sociedade civil e do poder público.
O evento, realizado no Anfiteatro da SME, contou com a participação de gestores da Rede Municipal de Educação, além de representantes de diferentes setores da sociedade civil e do poder público.
Durante o evento, o público pôde conhecer iniciativas de educação ambiental realizadas por três parceiros: Ubirajara Cristiano de Barros Sabino (Bira), coordenador da Casa do Hip Hop, representando as associações comunitárias; Juliana Rosada Possignolo, gestora da Escola Municipal Elizabeth Consolmagno Cruz e representante do poder público e Monica Adriana Salles, coordenadora de Comunicação e Sustentabilidade da Oji Papéis Especiais, representando a iniciativa privada.
As iniciativas foram identificadas a partir do mapeamento de ações de educação ambiental, realizado pelo GMEA. Estas e outras iniciativas realizadas pelas escolas municipais também foram compartilhadas durante o encontro.
Durante o evento, o público pôde conhecer iniciativas de educação ambiental idealizadas por associações e iniciativas públicas e privadas.
O evento contou, ainda, com a participação de Elizabeth Nunes Salles, que atuou como educadora ambiental na Prefeitura de Piracicaba por 25 anos, e, na oportunidade, compartilhou o histórico relacionado à elaboração de políticas públicas de educação ambiental no município de Piracicaba. Após as partilhas, o público pôde participar, trazendo suas observações, perguntas e sugestões.
A coordenadora de formação continuada em educação ambiental da SME, Keyla Carolina Boralli Benoti, destaca que “o evento foi importante para potencializar o processo de transição para escolas mais sustentáveis, trazendo possibilidades para que as unidades desenvolvam suas ações”. Já, segundo a assessora de Projetos Pedagógicos de Educação Ambiental do GMEA/SME, Kelly Monaco Coletti, “destaca-se a agroecologia como ciência capaz de contribuir com o diálogo sobre temas ambientais, sociais e econômicos, fundamentais para a transição para sociedades mais sustentáveis”.