Pelo 10º ano consecutivo, o Case – Centro de Atendimento Socioeducativo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), reunirá mais de mil crianças e adolescentes na Ginpeca – Gincana Pedagógica do Case. A abertura será realizada na próxima segunda-feira (05/10), às 9h e às 14h, no Teatro da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) Taquaral.

O objetivo desta edição é promover a socialização e integração entre os socioeducandos e reforçar habilidades, utilizando a educação e o lúdico como instrumentos de ação social. Durante a gincana, o lúdico contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento saudável das crianças e dos adolescentes, auxiliando na aprendizagem para o processo de comunicação, expressão e construção de pensamento.

De acordo com a coordenadora do serviço, Ana Paula Boni, a realização deste evento possibilita construir anualmente uma identidade própria, dando forma ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Utilizamos de diversas formas de expressão, trocas culturais, aprendizagens e principalmente as vivências para a formação cidadã”, explica.

A programação que segue até o dia 09 de outubro, contará com atividades como corrida da cruzadinha, Twister Case, arca de Noé, charada, dardo com os pés, jogo da memória, sequência das cores e anagramix. As atividades representam a inclusão no grupo social e respeito às regras na construção comum da vivência em grupo.

No dia 09/10 realizaremos o fechamento com uma festa em comemoração ao dia da Criança e anunciaremos a pontuação e classificação das unidades.

A Gincana Pedagógica do Case teve início em 2007, onde se iniciaram as primeiras brincadeiras lúdicas, na qual o principal objetivo era “fortalecer as atividades pedagógicas”. Com o tempo, a gincana passou a reforçar potencialidades e habilidades e usar a educação como instrumento de ação social no qual é essencial para a superação da situação de vulnerabilidade social.

O evento iniciou-se como uma simples atividade pedagógica envolvendo as três unidades existentes naquela época (Jardim São Paulo, Parque Orlanda e Jaraguá), cresceu e se tornou um grandioso evento, aperfeiçoando-se nas atividades e jogos aplicados.

Case

O Case – Centro de Atendimento Socioeducativo atende crianças e adolescentes entre 06 e 15 anos de idade, em situação de risco pessoal e social, possibilitando condições de proteção, desenvolvimento e socialização que os auxiliam na construção de um projeto de vida baseado nos direitos de cidadania.

Diariamente, as unidades oferecem atendimento voltado às atividades de esporte, lazer e recreação; atividades lúdico pedagógicas; culturais (dança, teatro, música, capoeira, maculelê, ginástica rítmica e hip hop), que propiciam meios para o desenvolvimento de habilidades manuais, físicas e motoras.

Programação:

05/10 – Abertura das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30

Local: Teatro Unimep Taquaral

06 e 07/10 – Gincanas Pedagógicas

Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

Rua: Benedito Bonzon Penteado, s/nº – Jardim Pacaembu

09/10 – Encerramento da 10 ª Ginpeca

Local: Associação Atlética Educando pelo Esporte

Endereço: Rua Benedito Bonzon Penteado, n.º 645