Inaugurado em 1955 e principal casa do esporte olímpico de quadra em Piracicaba, o Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas ganhará novo piso nos próximos dias. Após receber diversas melhorias executadas pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio de uma parceria entre Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e Obras nos últimos anos como a instalação de cadeiras para o público e a revisão completa de toda estrutura de madeira do local será instalado na quadra do local o chamado "piso flutuante" de madeira, beneficiando as equipes que utilizam diariamente o local para jogos e treinamentos. No local também é realizada uma série de eventos esportivos, como os Jogos Comunitários, Jogos Estudantis, Jogos Escolares, Torneios de Futsal, Jogos Infantis, Olimpíada Municipal da Terceira Idade, Olimpíadas Especiais, competições de lutas e artes marciais, eventos do Projeto Desporto de Base (PDB), entre tantos outros.

O contrato com a empresa Coxport Engenheria e Comércio Ltda (empresa especializada em pisos), vencedora do processo de licitação e que irá realizar o trabalho, foi assinado nesta segunda-feira, 17/10. As obras terão início na próxima segunda-feira, dia 24, o prazo de execução é de 60 dias e o investimento da Prefeitura será de R$ 138 mil.

“Investimos forte no esporte nestes quatro anos, tanto no incentivo aos atletas quanto em infraestrutura, que garantem um melhor desempenho desses atletas e o conforto do público que vai para prestigiá-los. Exemplo disso foi a instalação de novas cadeiras com assento e encosto no Ginásio para o público, além de assentos para os atletas e membros das equipes e também para pessoas com deficiência, entre outras ações”, destacou Ferrato.

Na opinião do técnico Carlos Alberto Felipe Soares, o Baiano, da equipe de basquete masculino do XV/Raízen/Unimed/Unimep/Selam, atual campeã da Divisão Especial dos Jogos Abertos do Interior, a troca do piso prolongará a vida últil do atleta, evitando lesões nos joelhos e articulações. "Com certeza, haverá uma melhora no desempenho do atleta, já que teremos um piso moderno para o basquete, por exemplo, inclusive uma exigência da CBB (Confederação Brasileira de Basquete)", ressaltou.

Para o técnico das equipes de voleibol da Apiv/Amhpla/Unimep/Selam, José Guilherme dos Santos, o Zeca, com a colocação do piso flutuante, Piracicaba estará apta para receber partidas em nível nacional e internacional. "Além disso, a colocação do piso é fundamental para o treinamento dos atletas, já que causa menos impacto. O esporte de Piracicaba merecia esse piso de qualidade", enfatizou.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, o piso denominado "piso flutuante" é o mesmo utilizado atualmente nos principais ginásios poliesportivos do país e, por meio de um sistema combinado de madeiras e amortecedores de borracha, o mesmo proporciona uma flexibilidade e amortecimento de todo impacto no piso, evitando assim principalmente lesões e desgastes das articulações dos atletas (especialmente tornozelos e joelhos), dando mais segurança e confiança aos atletas nas execuções das técnicas e fundamentos de cada modalidade. "Dessa forma, proporciona uma condição melhor para que cada um demonstre suas habilidades esportivas e motoras. Isso proporciona um espetáculo de melhor qualidade e estética ao público que acompanha o esporte. Gostaríamos de agraceder ao prefeito Gabriel Ferrato pela sua sensibilidade ao entender a importância desse investimento para o esporte piracicabano, que há anos sonha com esse piso no local", disse.

Em dezembro de 2015, foram entregues várias melhorias no local como a instalação de 1.839 cadeiras, sendo 1.533 cadeiras monobloco com assento e encosto, numeradas e fixadas nas arquibancadas e 244 cadeiras numeradas rebatíveis para área reservada, além de assentos para os atletas, coordenadores, pessoas com mobilidade reduzida e acompanhantes dos cadeirantes, os quais agora tem espaço reservado para assistirem os jogos e eventos de maneira confortável e segura. Foram executadas também melhorias para acessibilidade, pintura das fachadas, paredes internas, revisão de toda estrutura de madeira e da cobertura do ginásio e pintura dos espelhos dos degraus das arquibancadas. Foi feita também toda sinalização de estacionamento na parte externa do ginásio pela Semuttran.

Foto: Adilson Zavarize/BuskakiNews