O prefeito Barjas Negri reuniu-se novamente ontem (31) com representantes das secretarias municipais de Saúde, da Assistência Social, Esportes e Desenvolvimento Econômico com o objetivo de finalizar a montagem do Centro de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua, que será instalado no Ginásio Municipal Esportivo (2), no Jaraguá, que é utilizado para lutas e artes marciais Desde o primeiro encontro, na semana passada, a preocupação do prefeito na reunião foi de ampliar o olhar social e humanitário a essas pessoas que, por diferentes motivos, estão nas ruas e afastadas de seus lares quando, no mundo, se propõe o isolamento social no convívio familiar. Mesmo com os serviços já oferecidos pelas secretarias às pessoas em situação de rua, o prefeito pediu aos secretários propostas para ampliar e melhorar esse atendimento aos moradores neste momento de “guerra” contra a Covid-19.

Local sendo preparado para receber moradores em situação de rua

Ficou definido que, provavelmente nesta semana, os moradores em situação de rua sejam levados para o Ginásio de Lutas do Jaraguá a partir do trabalho da equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). A expectativa é que sejam acolhidos cerca de 50 moradores, mas a infraestrutura comportará até 100. Esse trabalho de acolhimento terá o apoio dos técnicos da Casa de Passagem e do Consultório de Rua, esse da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane Fischer Gomes Oliveira, os moradores que serão acolhidos terão, além das refeições (quatro), trabalho com terapeuta ocupacional, atendimento médico e odontológico, orientação e ação de higiene pessoal etc. Para receber as pessoas em situação de rua, as secretarias de Obras e a Emdhap, com coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, estão providenciando reparos nas redes elétrica e hidráulica do ginásio, como também a sua limpeza. A partir de hoje começa a instalação de divisórias para definição das alas masculina e feminina.

Ginásio de Lutas tem capacidade para até 100 moradores em situação de rua PARCERIAS – Nesta semana, o prefeito Barjas Negri esteve reunido com empresas e lideranças para discutir apoio na instalação do Centro, como a doação de colchões, lençóis e cobertores. Ele também pediu o apoio à campanha de arrecadação de alimentos, que as secretarias municipais e o Fundo Social de Solidariedade já estão desenvolvendo. O Centro de Acolhimento já recebeu o apoio das secretarias municipais de Ação Cultural e Turismo – cessão de mesas e cadeiras para as refeições – e a de Educação, que forneceu produtos de limpeza.