O secretário de Administração (Semad), Eugenio Stipp, esteve em Jundiaí (SP) para conhecer as práticas de gestão pública desenvolvidas pela Administração daquele município. O principal objetivo foi inteirar-se das experiências bem-sucedidas para replicar essas ações em Piracicaba, com foco no projeto de reestruturação e qualificação dos servidores e na adequação aos modelos de gestão que atendam a nova Lei de Licitações (Lei 14.133 de 2021).
Camila Murin, Eugênio Stipp, Luciana Canhada, Damaris Servilha e Juliano Yatim
Acompanhado pela chefe do setor de Expediente e Pessoal, Damaris Servilha, e pela escriturária Luciana Canhada, Stipp visitou a sede da Prefeitura local e a Escola de Gestão Pública de Jundiaí, uma autarquia que executa ações de capacitação voltadas aos servidores municipais.
Na Escola de Gestão Pública, o secretário teve contato com todos os programas de treinamento e capacitação profissional desenvolvidos pela instituição, criados com o intuito de atender as demandas apresentadas pela Prefeitura daquela cidade. Stipp quer utilizar essa expertise na reestruturação na área de Recursos Humanos em Piracicaba, que deverá ser oficializada junto ao plano de cargos e salários que está sendo desenvolvido pela Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe).
“A partir deste modelo vamos criar um programa de treinamento para a próxima turma de escriturários aprovados em concurso público, oferecendo conhecimentos de gestão pública em todos os seus aspectos por intermédio de parcerias com instituições como Fumep, Sebrae e Senai, entre outras. Uma iniciativa inédita na história de Piracicaba”, destacou.
CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO – Na Prefeitura de Jundiaí, o titular da Semad constatou que a iniciativa de criar uma central única de distribuição que abastece todos os prédios públicos em seus fluxos de compras, adotada no ano de 2016, representou uma economia de até 30% sobre os gastos operacionais do Executivo.
Stipp lembrou que a Administração Luciano Almeida tem um projeto semelhante em andamento, com o objetivo de utilizar o antigo prédio do biotério do campus Taquaral da Unimep como central única de distribuição. “A licitação para reforma do prédio será concluída nos próximos dias e a iniciativa deverá ser concluída até o final desta gestão”, finalizou o secretário.
Durante a visita à Escola de Negócios o grupo de Piracicaba foi recebido pela diretora-presidente da instituição, Camila Murin Ramos da Silva, e pelo assessor institucional Juliano Yatim e na Prefeitura pelo gestor adjunto assessor institucional Eloi de Castro Neto.