O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, órgão mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), apresenta sua mais nova ação cultural: a geladeiroteca. O equipamento, localizado na área externa (pátio) do Museu, tem como objetivo promover a difusão e o incentivo à leitura, colaborando assim com a cultura da comunidade.
De acordo com o assistente de ação educativa e programação, Mauricio Beraldo, a ideia foi inspirada em outras geladeirotecas existentes em várias partes do Brasil. “Utilizamos uma geladeira antiga e transformamos em uma minibiblioteca que foi ilustrada pelo artista visual Eduardo Grosso, que também é produtor gráfico do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba (CEDHU)”, conta Beraldo.
O visitante poderá retirar um livro e devolvê-lo ao término da leitura, fazendo com que as obras sejam acessíveis ao maior número possível de pessoas. Também serão aceitas doações, estimulando assim a circulação das obras.
A geladeiroteca funciona no mesmo horário do Museu, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h, e é gratuita.
SERVIÇO – Geladeiroteca. No Museu Prudente de Moraes, rua Santo Antonio, 641, Centro. Informações: (19) 3422-3069. Email: mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br /
Facebook: Museu Prudente de Moraes / Twitter: @museuprudente /
Site: www.museuprudentedemoraes.piracicaba.sp.gov.br
Acesso a pessoas com deficiência motora, dificuldades de locomoção e ostomizados
Sobre o Museu Prudente de Moraes
Inaugurado em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes está instalado na Casa de Prudente de Moraes, local este em que o primeiro presidente civil do Brasil residiu e advogou; Um dos museus mais antigos do gênero Histórico e Pedagógico do Estado de São Paulo, o Museu foi transferido ao município totalmente restaurado e reestruturado em março de 2010. Dedicado a valorizar e difundir a história, cultura e identidade locais, o espaço oferece à população uma exposição permanente como poucos existentes no interior, que mescla história e tecnologia, e permite visualizar a vida política e privada do patrono, além de curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba. Seu acervo é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha e Fabiano Lozano. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.