Portal do Município de Piracicaba

GCEP realiza formatura de estudantes de 25 escolas na sexta-feira, 05/12

Evento acontece no ginásio Waldemar Blatkauskas e reunirá familiares dos alunos e autoridades locais

Por CCS / Publicado em 03/12/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Guarda Civil Metropolitana e em parceria com a Secretaria de Educação, realiza na sexta-feira, 05/12, a partir das 8h, a cerimônia de formatura do GCEP (Guarda Civil Educação é Prevenção), no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas (rua Treze de Maio, 2.122). Participam do evento estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de 25 escolas, sendo 24 municipais e uma escola estadual, além de seus familiares e autoridades locais.

A imagem mostra um grupo de crianças em fila, em pé em um pátio coberto, possivelmente em uma escola. Uma mulher vestida com uniforme escuro, que parece ser uma policial ou guarda, está de costas para a câmera, falando com as crianças. As crianças estão vestidas com roupas casuais e uniformes escolares. O ambiente é claro e parece ser um dia ensolarado. As paredes do pátio são pintadas de azul e verde, com janelas gradeadas ao fundo. A cena sugere uma atividade escolar, talvez uma assembleia ou instrução.
Os guardas do programa estão ensaiando os alunos das escolas municipais para a cerimônia

Durante a cerimônia, os alunos receberão certificados de conclusão e serão premiados pelo concurso de redação, desenvolvido como parte das atividades do programa.

O GCEP leva para as salas de aula temas importantes para a formação cidadã e a prevenção, como bullying, violência intrafamiliar, segurança pessoal, drogas, cidadania, uso seguro da internet, inclusão e respeito. Todo o conteúdo é trabalhado com linguagem acessível e atividades que incentivam a reflexão e o diálogo entre os estudantes.

A imagem mostra uma sala de aula onde uma policial fardada, com óculos coloridos e cabelo loiro preso em um rabo de cavalo, está auxiliando uma aluna com seu trabalho. A policial aponta para um livro aberto na mesa da menina, que está escrevendo com uma caneta rosa. Outras crianças estão sentadas em suas carteiras ao fundo, também focadas em suas atividades. A sala de aula parece ser um ambiente escolar típico, com quadros brancos, carteiras e prateleiras com materiais.
O GCEP leva para as salas de aula temas importantes para a formação cidadã

As aulas foram conduzidas pelos guardas educadores Sara Roberta Moraes Cordeiro, Gislene Cristina Diorio Chitolina, Ricardo Mendes Bezerra e Marblex Almeida dos Santos.

HISTÓRIA – Criado em 22 de novembro de 2012 na Escola Municipal Professora Edilene Marli Borghesi, o Programa GCEP se consolidou como referência em educação preventiva. Desde seu início, alcançou mais de 11.200 crianças, impactou mais de 5.000 adolescentes e pais e ampliou suas ações para além de Piracicaba. Com metodologia humanizada e foco na promoção de valores e prevenção de riscos, o GCEP também apoiou formações da Guarda Civil de São Pedro e levou palestras ao município de Charqueada, somando mais de 800 alunos atendidos em outras cidades.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.