GCEP forma 2.400 alunos do 5º ano em cerimônia no Ginásio Waldemar Blatkauskas
Durante o evento, os estudantes receberam certificados e foram premiados pelo concurso de redação

A formatura do GCEP (Guarda Civil Educação é Prevenção) reuniu, na manhã de sexta-feira, 05/12, cerca de 2.400 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de 25 escolas do município – sendo 24 unidades da rede municipal e uma da rede estadual. O evento aconteceu no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas e contou com a presença dos familiares dos alunos e de autoridades locais.
A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Guarda Civil Metropolitana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
A mesa de abertura foi composta pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Pavanello Rodrigues; pelo comandante Edson Sarapu, coordenador do programa GCEP e do Pelotão Escolar; pelo secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, que representou o prefeito Helinho Zanatta; pela secretária de Educação, Juliana Vicentin; pelo vereador Thiago Ribeiro, representando a Câmara Municipal; e pelo secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Roger Carneiro.


Durante a cerimônia, os estudantes receberam certificados de conclusão do programa e cada escola foi premiada com um computador completo pelo concurso de redação, desenvolvido como parte das atividades do programa.
Peterson Souza, aluno da E.M. Adolfo Basile, do bairro Vale do Sol, destacou o quanto gostou das aulas. “Eu aprendi que sempre podemos escolher o melhor caminho. Agora vou compartilhar os conhecimentos com meus primos e meus amigos, porque é legal aprender coisas que ajudam no nosso dia a dia”.

A guarda educadora Sara Roberta Moraes Cordeiro ressaltou a importância do trabalho desenvolvido com os alunos. “Para nós, guardas educadores, acompanhar a formação dessas crianças é uma honra e uma responsabilidade. Cada aula é construída com diálogo, respeito e cuidado, para que cada estudante leve consigo conhecimentos que ajudam a construir escolhas mais seguras hoje e no futuro. Acreditamos que a prevenção começa pela educação, e é por isso que o GCEP existe”, afirmou.

Além de Sara, as aulas do programa foram ministradas pelos guardas educadores Gislene Cristina Diorio Chitolina, Ricardo Mendes Bezerra e Marblex Almeida dos Santos.
O GCEP aborda temas essenciais para a formação cidadã e a prevenção, como bullying, violência intrafamiliar, segurança pessoal, drogas, cidadania, uso seguro da internet, inclusão e respeito. Todas as atividades são conduzidas com linguagem adequada e metodologias que estimulam a reflexão e o diálogo entre os alunos.
