Portal do Município de Piracicaba

GCEP forma 2.400 alunos do 5º ano em cerimônia no Ginásio Waldemar Blatkauskas

Durante o evento, os estudantes receberam certificados e foram premiados pelo concurso de redação

Por CCS / Publicado em 09/12/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra um grande grupo de crianças e adolescentes em pé, em várias fileiras, todos vestindo camisetas brancas com o mesmo design. O design da camiseta parece incluir um logotipo com as letras "GCEP" e a inscrição "PELOTÃO ESCOLAR" e "GUARDA CIVIL". As crianças estão em um espaço interno, possivelmente uma quadra ou ginásio, com uma parede ao fundo. A maioria das crianças está com a mão direita levantada e estendida para a frente, com a palma virada para baixo, em um gesto que pode ser de saudação, juramento ou algum tipo de sinal combinado. Elas parecem estar em um evento organizado, talvez uma cerimônia escolar ou uma atividade cívica. A iluminação é uniforme, sugerindo um ambiente interno bem iluminado. A expressão facial das crianças varia, mas muitas parecem atentas e engajadas.
A formatura do GCEP reuniu cerca de 2.400 estudantes no Ginásio Waldemar Blatkauskas

A formatura do GCEP (Guarda Civil Educação é Prevenção) reuniu, na manhã de sexta-feira, 05/12, cerca de 2.400 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de 25 escolas do município – sendo 24 unidades da rede municipal e uma da rede estadual. O evento aconteceu no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas e contou com a presença dos familiares dos alunos e de autoridades locais.

A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Guarda Civil Metropolitana, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A mesa de abertura foi composta pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Pavanello Rodrigues; pelo comandante Edson Sarapu, coordenador do programa GCEP e do Pelotão Escolar; pelo secretário de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, Odair Melo, que representou o prefeito Helinho Zanatta; pela secretária de Educação, Juliana Vicentin; pelo vereador Thiago Ribeiro, representando a Câmara Municipal; e pelo secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Roger Carneiro.

A imagem mostra um evento em um ginásio, possivelmente uma formatura ou cerimônia. Há várias pessoas em pé atrás de uma mesa coberta com uma toalha branca. No centro da mesa, há pequenos pacotes embrulhados em celofane azul e branco, alguns copos e uma garrafa de água. Na frente da mesa, há uma fileira de balões coloridos, predominantemente azuis, brancos e amarelos, formando um arco. As pessoas atrás da mesa parecem estar aplaudindo. Várias bandeiras estão penduradas ao fundo, incluindo a bandeira do Brasil e a bandeira de São Paulo. Há também um grande banner azul com o logotipo "GCEP" e desenhos animados. À esquerda, dois homens uniformizados, aparentemente policiais, estão de pé e aplaudindo. Um deles usa um colete tático. À direita, outras pessoas em trajes civis também aplaudem. Ao fundo, pode-se ver a arquibancada com espectadores.
O evento aconteceu no Ginásio Waldemar Blatkauskas e contou com a presença de autoridades
A imagem mostra um evento realizado em uma quadra esportiva com arquibancadas lotadas de pessoas, a maioria vestindo camisetas brancas. Em primeiro plano, um grupo de homens uniformizados, aparentemente policiais, está em posição de sentido, com a mão direita estendida para a frente. Eles usam boinas azuis e uniformes escuros, alguns com coletes táticos. Atrás deles, outros indivíduos em trajes civis também estão em posição de respeito, com as mãos estendidas. O ambiente é de um evento formal, possivelmente uma cerimônia ou formatura, dada a organização das pessoas e a presença de autoridades. A iluminação da quadra é característica de ambientes esportivos, com um teto arqueado e luminárias pendentes. Ao fundo, nas arquibancadas, a multidão observa atentamente o que acontece na quadra. Há também um telão à esquerda, embora seu conteúdo não seja claramente visível. Balões nas cores azul, amarelo e branco estão dispostos em um dos cantos da quadra, adicionando um toque festivo ao evento.
Os formandos realizaram um juramento durante a formatura

Durante a cerimônia, os estudantes receberam certificados de conclusão do programa e cada escola foi premiada com um computador completo pelo concurso de redação, desenvolvido como parte das atividades do programa.

Peterson Souza, aluno da E.M. Adolfo Basile, do bairro Vale do Sol, destacou o quanto gostou das aulas. “Eu aprendi que sempre podemos escolher o melhor caminho. Agora vou compartilhar os conhecimentos com meus primos e meus amigos, porque é legal aprender coisas que ajudam no nosso dia a dia”.

A imagem mostra um grupo de crianças e adolescentes sentados em cadeiras azuis, vestindo camisetas brancas com o logo "GCEP". No centro da imagem, um garoto negro de cabelo cacheado está em primeiro plano, olhando para a direita. Ele usa uma camiseta branca com um crachá pendurado no pescoço, onde se lê "GCEP", "EM. 'PROF ADOLFO BASILE'", "ALUNO: PETERSON DIEGO SANTOS DDE SOUZA" e "EDUCA". Um pequeno microfone preto está preso à sua camiseta. Ao fundo, outros jovens estão sentados, alguns olhando para a frente, outros para os lados. As cadeiras são azuis e algumas têm o número "A9" em um adesivo branco. O ambiente parece ser um auditório ou ginásio.
Peterson Souza, aluno da rede municipal, foi um dos formandos do GCEP

A guarda educadora Sara Roberta Moraes Cordeiro ressaltou a importância do trabalho desenvolvido com os alunos. “Para nós, guardas educadores, acompanhar a formação dessas crianças é uma honra e uma responsabilidade. Cada aula é construída com diálogo, respeito e cuidado, para que cada estudante leve consigo conhecimentos que ajudam a construir escolhas mais seguras hoje e no futuro. Acreditamos que a prevenção começa pela educação, e é por isso que o GCEP existe”, afirmou.

A imagem mostra um mascote com uniforme de policial e uma policial sorrindo para a câmera. O mascote, com um chapéu azul e um macacão escuro, está com a mão no ombro da policial. A policial, usando óculos grandes e um uniforme semelhante, também sorri. Ambos estão em uma quadra de esportes, com uma plateia desfocada ao fundo. Há balões coloridos dispostos no chão atrás deles.
A guarda educadora Sara Roberta Moraes Cordeiro e o mascote do GCEP

Além de Sara, as aulas do programa foram ministradas pelos guardas educadores Gislene Cristina Diorio Chitolina, Ricardo Mendes Bezerra e Marblex Almeida dos Santos.

O GCEP aborda temas essenciais para a formação cidadã e a prevenção, como bullying, violência intrafamiliar, segurança pessoal, drogas, cidadania, uso seguro da internet, inclusão e respeito. Todas as atividades são conduzidas com linguagem adequada e metodologias que estimulam a reflexão e o diálogo entre os alunos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.