Portal do Município de Piracicaba

Gatos acolhidos pela Divisão de Proteção Animal ganham playground vertical

Espaço gatificado com prateleiras, caixas e circuito integrado melhora a qualidade de vida dos animais

Por CCS / Publicado em 21/01/2026
Tempo de leitura: 3 minutos.
A imagem mostra três gatos em prateleiras e um nicho de parede. Na prateleira superior, dentro de um nicho de madeira com uma abertura circular preta, um gato laranja está dormindo. Ao lado dele, um gato cinza e branco observa atentamente. Na prateleira inferior, um gato preto e branco está deitado, olhando para a câmera com seus olhos verdes brilhantes. As prateleiras e o nicho são feitos de madeira clara e estão montados em uma parede branca. Há também um pequeno objeto de metal prateado fixado na parede, à direita do gato preto e branco.
A gatificação auxilia na socialização dos gatos entre si e com os humanos

A Divisão de Proteção Animal da Prefeitura de Piracicaba implantou um novo espaço gatificado para os gatos acolhidos, com prateleiras em diferentes alturas, caixas fixadas nas paredes e um circuito de caminhada integrado, formando um playground vertical. Atualmente, existem 50 felinos vivendo na Divisão, sendo 15 disponíveis para adoção.

A imagem mostra um gato rajado com olhos verdes brilhantes olhando diretamente para a câmera. O gato está aninhado em uma estrutura de madeira, que parece ser um arranhador ou um ninho para gatos. A estrutura é composta por vários níveis e tem um acabamento em madeira clara, com algumas partes pintadas de cinza escuro. Cordas de sisal grossas são visíveis, presas à estrutura, sugerindo que ela também serve para arranhar. A iluminação é suave, destacando os detalhes do pelo do gato e a textura da madeira. O fundo é uma parede branca e lisa.
A gatificação é um meio de enriquecimento ambiental, fundamental para o bem-estar dos gatos porque respeita o comportamento natural de explorar, escalar e observar o ambiente
A imagem mostra três gatos em uma parede com estruturas para eles escalarem e se acomodarem. * Um gato preto está no meio de uma ponte suspensa feita de peças retangulares de madeira unidas por cordas. * Um gato laranja está sentado em uma pequena prateleira também de madeira, logo abaixo da ponte. * Outro gato laranja e branco, que usa uma coleira vermelha, está no chão olhando para os outros gatos acima. A parede é branca com uma faixa laranja e verde na parte inferior, e há uma estrutura metálica na lateral esquerda.
A gatificação é um meio de enriquecimento ambiental, fundamental para o bem-estar dos gatos porque respeita o comportamento natural de explorar, escalar e observar o ambiente

A gatificação é um meio de enriquecimento ambiental, fundamental para o bem-estar dos gatos porque respeita o comportamento natural de explorar, escalar e observar o ambiente de locais elevados dos felinos.

O circuito integrado às prateleiras estimula a atividade física de forma constante, enquanto as caixas instaladas nas paredes funcionam como abrigos e pontos de descanso, oferecendo sensação de proteção, o que ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade.

Para o gerente da Divisão de Proteção Animal, o médico veterinário Maurício Etechebere, o espaço impacta diretamente na saúde física e emocional dos animais. “Esse tipo de ambiente deixa o gato mais ativo, seguro e confiante. Quando ele consegue expressar seus comportamentos naturais, o nível de estresse diminui”, destacou.

Além disso, Etechebere ainda explicou que a gatificação auxilia na socialização dos gatos entre si e com os humanos. “Criar um espaço de entretenimento, segurança e conforto é fundamental para a socialização dos felinos, que reforçamos, ainda, com a escovação diária. Todo esse carinho é essencial para o bom convívio desses animais”, completou.

ADOTE – Para conhecer os animais e iniciar o processo de adoção, é necessário entrar em contato pelos telefones (19) 3427-2721 ou 3434-3888 (WhatsApp) e agendar uma visita. Após esse processo, é feita uma avaliação do interessado em adotar para garantir que cada pet (cão ou gato) seja encaminhado para um ambiente saudável, promovendo a posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar. A Divisão de Proteção Animal fica na rua dos Mandis, s/n, bairro Jupiá.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.