O espetáculo infantil Gasparzinho – O Fantasminha Atrapalhado, com a troupe Teatral Paulistana, estará em cartaz no Teatro Municipal Dr. Losso Neto no próximo domingo (dia 29), às 16 horas. A peça conta a história de um fantasminha que tenta assustar o prefeito de uma cidade para que ele não derrube um velho teatro em nome do progresso.

A história se passa numa pacata cidade, Rio Bonito, que tem Teatro Municipal, belo prédio construído por rico fazendeiro, no ano de 1897.Como todo bom teatro que se preze, esse também tem seus “fantasmas”.

No início da peça o Trio Assombroso – três engraçados fantasmões, ensaiam a coreografia de um musical. Gasparzinho, que também é morador do teatro, quer participar mas é repudiado. Eles o consideram muito bonzinho. Ele não gosta de assustar as pessoas. Quando João, o vigia do teatro, e um grupo teatral chegam para ensaiar uma peça infantil, o Trio foge, mas Gasparzinho – invisível – participa ativamente e dá sugestões que ninguém pode ouvir.

Dr.Leão, prefeito de Rio Bonito, que pretende demolir o teatro para construir no local um arranha–céu, tem uma eficiente e engraçada secretária, Dona Mimi, que o alerta para as críticas da população, da imprensa e dos políticos da oposição. Dr. Leão acha que o povo logo se esquecerá daquele prédio velho e bolorento, que dará um jeitinho na imprensa e, quanto à oposição, pretende distribuir alguns cargos para que não se oponham aos seus planos.

Quando a população da cidade descobre sobre a demolição, protesta contra a medida arbitrária do prefeito. A imprensa o critica, os atores organizam uma passeata e, na praça da cidade, o repórter Tico-Tico entrevista as crianças. Dr. Bisturi, um simpático velhinho, médico aposentado e surdo, invade a Prefeitura e discute como prefeito. O Trio Assombroso encarrega Gasparzinho de assustar e apavorar o prefeito para que ele desista do plano. O fantasminha, por mais que tente, não consegue dar nem um sustinho no prefeito. O Trio resolve lhe ensinar vários truques e Gasparzinho acaba sendo bem sucedido. O prefeito fica aterrorizado e resolve desistir de demolir o teatro.

Troupe Teatral Paulistana

Grupo de teatro profissional fundado, em 1970, em São Paulo, revelou diversos atores e técnicos que atuam profissionalmente no cinema, teatro, e televisão. Encenou e produziu diversas peças para adultos e crianças. Entre os espetáculos para adultos destaque para Momento Imoral de um Político, O grande Teatro do Mundo!, Esperando Godot e Fernando Pessoa e Pessoas. Para as crianças, produziu O Sonho do Palhaço(que teve no elenco o palhaço Piolin), O Maravilhoso Monteiro Lobato, O inventor da Alegria, O Pica-Pau Peralta, Peter- Pan, Cinderela, A festa das 1.000 Crianças, Um Rei com Nariz de Palhaço, O Rei Leão, A Chuva de Sorrisos e Chapeuzinho Vermelho e Lá Vem o Lobo Mau.

Dados Técnicos

Texto e direção: Milton Merlucci

Elenco: Paula Baldini (Gasparzinho), Cíntia Mastroiani (Atriz, Dona Mimi e 2° fantasma), Milton Merlucci( Diretor, Dr.Leão e 1° Fantasma) , André Assunção (Ator, Tico-tico e 3° Fantasma), e César Fróes ( João e Dr. Bisturi)

Cenário e Figurino: Fritz Hollengarten – Operador de Som e Luz: Eduardo Soares .