O prefeito Gabriel Ferrato e o secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, visitaram hoje 27/10, a praça José Bonifácio, que passa por revitalização parcial. Entre as melhorias estão a reconstrução de 256 m² do piso, no mesmo padrão do já existente (hidráulico), reforma do coreto, revisão e manutenção dos postes e luminárias, instalação de 70 novos bancos e 45 lixeiras, além do plantio de 50m² de grama esmeralda nas caixas das árvores. O investimento é de R$ 149.457,76.
No coreto, será feita a recuperação das ferragens e pintura. Os elementos ausentes devem ser substituídos por réplicas similares às originais, que datam da metade da década de 1920. Na cobertura serão trocados os pontos de ferrugem e peças soltas deverão ser novamente rebitadas. O forro será reparado com material similar ao original e vai receber acabamento. Já o piso cimentado passará por uma limpeza geral, com reparo nas áreas danificadas. As arandelas do coreto serão reparadas de acordo com o modelo original, do tipo lampião colonial, e as calhas serão substituídas ou reparadas.
As atuais lixeiras de plástico serão substituídas por lixeiras de chapas de aço perfuradas, na cor prateada e com tampas. Os atuais bancos verdes serão trocados por outros de estrutura de aço galvanizado e de madeira itaúba escurecida, com tinta cor de madeira imbuia. Os postes ornamentados que estão danificados serão replicados em fibra de vidro e estrutura interna metálica.
O mastro da bandeira será reformado, com cabos e roldanas trocados. As fissuras do marco da bandeira passam por tratamento e o piso está sendo reparado. O marco da bandeira será pintado com tinta fosca, nas cores concreto e grafite. As superfícies metálicas deverão ser pintadas com esmalte, utilizando um fundo antioxidante.
Essa revitalização faz parte do projeto elaborado pela Prefeitura para a remodelação do espaço. “Nossa praça ficará mais segura, bonita, além disso, com a reforma do coreto, traremos as famílias para prestigiar eventos culturais. É importante disser que não é apenas uma reforma, mas sim um projeto que contempla segurança, cultura e infraestrutura no município”, ressalta Gabriel Ferrato.