Colaboradores da ArcellorMittal arrecadaram 507 quilos de alimentos, além de roupas e cobertores O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) recebeu na manhã de hoje, 12/07, a doação de 507 quilos de alimentos, arrecadados pela ArcelorMittal, após campanha interna realizada em todos os setores da empresa. Além disso, também foram doados 108 cobertores e 115 peças de roupas e agasalhos. A entrega aconteceu na sede da empresa, no bairro Jardim Primavera.
Toda a arrecadação será destinada às famílias em situação de vulnerabilidade social que o Fussp atende, encaminhadas por meio da rede socioassistencial do município, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especial de Assistência Social (Crea) e outros equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
Andréa Almeida, presidente do Fussp, ressalta que contar com empresas engajadas no social é fundamental para que o trabalho do Fundo continue a ser realizado diariamente. “Sempre gosto de destacar que a parceria entre instituições públicas e privadas é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, então poder contar com empresas engajadas no aspecto social, como a ArcelorMittal, é uma atitude a ser celebrada. Essa doação vai ser essencial para que o Fussp continue a atender as famílias que dependem do nosso trabalho. Nossas maiores dificuldades de doações, em questão de alimentos, são justamente arroz, feijão e leite. A demanda subiu e as doações diminuíram, então agradecemos imensamente essa ação da ArcelorMittal, que vai suprir e atender muitas famílias. Fica nítida a preocupação desta empresa em querer bem o próximo”, diz. Para Andréa Almeida, presidente do Fussp (ao centro), contar com empresas engajadas no social é fundamental para os trabalhos do Fundo Social
De acordo com Ana Lúcia Scagnolato, consultora de responsabilidade social da ArcelorMittal, a empresa conta com um comitê do voluntariado, no qual todas os setores têm um representante que fomenta a campanha com suas equipes. “São cerca de 800 pessoas participando, entre colaboradores, terceirizados e estagiários. Qualquer pessoa pode doar, seja alimento ou agasalho. Também recebemos algumas doações em dinheiro e, nesse caso, a ArcelorMittal doa a mesma quantidade, dobrando, assim o valor. Com esse montante, fizemos as compras dos cobertores. Então, como empresa, só temos a agradecer a todos os voluntários que conseguiram realizar essa arrecadação. Todas as áreas da empresa foram mobilizadas e essa contribuição vai fazer uma diferença enorme”, destaca. Cerca de 800 funcionários da ArcelorMittal, de todos os setores, se engajaram na campanha de arrecadação em prol do Fussp
Fabrício Damaceno, gerente de pessoas, ressalta a atitude dos funcionários em se organizarem para arrecadar. “A função nossa como empresa é a de estar presente. Então nos enche de orgulho participar e fazer a diferença, tornando possível uma doação como essa”.
O engenheiro de processos e qualidade Marcos Gustavo Santos conta que o setor de qualidade realiza a metodologia 5S, que prevê a reutilização de objetos de um setor para o outro. Entretanto, quando o objeto não encontra um destino final, o funcionário pode levar para casa, desde que trocado por um alimento. “Essa sinergia de programas fortalece ambos os lados e engaja demais as pessoas. Nos satisfaz muito essa mobilização”, destaca.
Cleber Dias, supervisor de iluminação na ArcelorMittal, reforça o quão importante é participar de ações de arrecadação. “Participo sempre das campanhas e incentivo o pessoal a fazer o mesmo. Sabemos que muitas pessoas não têm o básico, então nós sempre vamos ajudar”, completa.
CADASTRAMENTO – Para receber as doações as famílias devem procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do seu bairro, que fará o encaminhamento para a Central de Projetos/Banco de Alimentos, localizados à rua Professor José Rosário Losso, 946, Jaraguá. Telefone: 3422-9677. A entrega das doações foi realizada na manhã de hoje, 12/07, na sede da empresa