Portal do Município de Piracicaba

Fussp realiza Recriando Sabores no Centro de Convivência do Jaraguá

Por Comunicação Social / Publicado em 01/02/2023
Tempo de leitura: 7 minutos.

Oficina ReCriando Sabores foi realizada com as crianças atendidas no Centro de Convivência Intergeracional do Jaraguá, vinculado ao Cesac (Carolina de Camargo) O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) realizou ontem, 31/01, mais uma edição da oficina ReCriando Sabores, desta vez com as crianças atendidas no Centro de Convivência Intergeracional do Jaraguá, vinculado ao Cesac. O objetivo da ação foi incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de alimentos que vem da terra, priorizando, inclusive, opções mais acessíveis, também como forma de diminuir o custo das produções dos pratos e trazer mais nutrientes e vitaminas. Nesta edição da oficina, as receitas foram de patês de berinjela, azeitona preta e cenoura e iogurte refrescante (Carolina de Camargo)

Todos os pratos foram produzidos por voluntários; nesta edição da oficina, as receitas foram de patês de berinjela, azeitona preta e cenoura e iogurte refrescante. Todos os alimentos utilizados na oficina foram doados por produtores rurais de Piracicaba. A presidente do Fussp, Andréa Almeida, comentou que, além de promover a alimentação saudável, a oficina também busca a integração dos participantes (Carolina de Camargo)

“A ideia da ReCriando Sabores é essa, passar nas entidades, apresentando, mostrando como é possível ter uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, integrar as crianças, os participantes. E é importante lembrar que toda a oficina é feita por voluntárias, que são peças fundamentais em todos os programas do Fussp”, ressaltou Andréa Almeida, presidente do Fundo Social. Todos os pratos foram produzidos por voluntários (Carolina de Camargo)

Uma das voluntárias foi Valéria Almeida Favarin, que participou da oficina pela primeira vez. “Esta é a primeira vez que tive a oportunidade de participar e foi muito relevante porque foi possível mostrar para as crianças a diversidade dos alimentos, conscientizando sobre alimentação saudável, o que é o intuito desse projeto. Acredito que esse tipo de iniciativa é muito importante e acredito que mais pessoas deveriam participar como voluntários, sair da zona de conforto e vivenciar, olhar um pouco mais de perto o voluntariado”, disse. Todos os pratos foram produzidos por voluntários (Carolina de Camargo)

Vanessa Davanso, gerente social do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos oferecido pelo Cesac, destacou que a atividade possibilitou ampliar o conhecimento. “Consideramos muito importante essa parceria, essa ação, principalmente pensando nas crianças. Muitas delas não têm, inclusive, acesso a alguns dos alimentos apresentados na oficina e isso possibilitou que elas ganhassem conhecimento, podendo ainda multiplicar esse aprendizado”. O objetivo da ação foi incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de alimentos que vem da terra, priorizando, inclusive, opções mais acessíveis (Carolina de Camargo) A próxima oficina será no Espaço Pipa. Interessados em participar como voluntários, devem se inscrever no site do PiraSolidária (leia abaixo).

PIRASOLIDÁRIA – O PiraSolidária é uma plataforma autossustentável, na qual grupos e organizações da sociedade civil, ONGs, grupos coletivos e outras entidades podem se cadastrar, inserindo quais são os serviços, doações e iniciativas para as quais estão abertos a receberem ações voluntárias. Além disso, os cidadãos podem se cadastrar como voluntários, buscando trabalhos que possam realizar, além de serem encontrados pelas instituições cadastradas. O site do Pira Solidária é o https://pirasolidaria.com.br/.

RECEITA DE PATÊ DE BERINJELA

4 berinjelas descascadas e picadas 4 dentes de alho amassados 1/2 cebola picada 1 xícara (chá) de azeite de oliva Coentro, salsinha e sal a gosto Água

Modo de preparo: colocar as berinjelas em uma panela com água o suficiente para cobri-las e um pouco de sal. Levar ao fogo para cozinhar. Assim que a água ferver, mexer as berinjelas para que cozinhem por igual, até que mudem de cor. Após cozinhar as berinjelas, passar pelo escorredor. Então, espremê-las com o auxílio de uma escumadeira para se livrar do excesso de água. Com cuidado, colocar as berinjelas espremidas ainda quentes no liquidificador. Juntar o alho, a cebola, o azeite, o coentro, a salsinha e um pouco de sal. Bater até formar uma pasta homogênea.

RECEITA DE PATÊ DE AZEITONA PRETA

500g de maionese 1 colher (sopa) de cebola roxa picada 4 colheres (sopa) de requeijão 1 colher (sopa) de azeite 1 fio de cebolinha

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a cebolinha. Depois de formar um creme, pique a cebolinha e misture com uma colher. Em seguida, leve à geladeira até o momento de servir.

RECEITA DE PATÊ DE CENOURA

1 cenoura ralada

1 sachê de maionese

1 dente de alho

Cúrcuma, orégano e cheiro verde para temperar

Modo de preparo: bater tudo no liquidificador e servir.

Dica: a maionese pode ser substituída por grão-de-bico batido.

RECEITA DE IOGURTE REFRESCANTE

1 copo de iogurte

1/2 manga picada

Suco de 1/2 laranja

Modo de preparo: bater tudo no liquidificador e acrescentar lascas de coco na hora de servir. Na opção vegana, basta substituir o iogurte por leite de aveia.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.