Estudantes da Fumep recebem palestra sobre campanha de voluntariado para a 39ª Festa das Nações

O Fundo Social de Solidariedade (Fussp) promoveu ontem, 03/04, um evento de apresentação da campanha para formação de voluntários para a 39ª Festa das Nações de Piracicaba. A palestra foi realizada pela presidente do Fussp, Andréa Almeida, na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep) com intuito de ampliar o apoio às instituições parceiras da plataforma Pira Solidária. O prefeito Luciano Almeida também participou da apresentação, que foi direcionada aos alunos ingressantes neste ano. Hoje, às 19h30, a conversa será com os estudantes veteranos da instituição.

Para Andréa Almeida, presidente do Fussp, o evento é uma oportunidade para encontrar novos talentos. “Sempre gosto de ressaltar que ser voluntário na Festa das Nações é bom para todo mundo: os voluntários ganham uma ótima experiência para acrescentar no currículo e nós conseguimos entregar uma festa organizada, em prol das instituições. Hoje, temos 54 voluntários já inscritos, e queremos ampliar ainda mais esse time”, ressaltou.

Andréa Almeida, presidente do Fussp, explica o impacto positivo do voluntariado na Festa das Nações

De acordo com o diretor executivo da Fumep, Renato de Albuquerque Ferreira, a ação da Fussp transcende o conhecimento técnico na formação desses estudantes, contribuindo para sua formação moral. “É muito importante que esses jovens, de maneira voluntária, possam se envolver com essas iniciativas e estabelecer seu compromisso como cidadão na sociedade. Um bom profissional é formado por uma pessoa que sente a dor dos mais necessitados e colabora na construção da comunidade e de um futuro melhor para nossa cidade”, destacou.

Thell Gonsales dos Santos, estudante do 1º ano de Engenharia Mecatrônica da Fumep, tem 18 anos e será voluntário pela primeira vez na próxima edição da Festa das Nações. “É um evento muito divertido que dá um ótimo auxílio às instituições comprometidas em fazer o bem. Vi uma oportunidade em fazer parte do time de voluntários por conta disso”, explicou.

Renato de Albuquerque Ferreira, diretor executivo da Fumep; Andréa Almeida, presidente do Fussp; e Marcelo Zambon, diretor acadêmico da Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP)

INSCRIÇÕES — As inscrições vão até dia 08/05, e podem ser feitas por meio de um formulário na plataforma do PiraSolidária: http://pira.sp.gov.br/festadasnacoes/. Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se inscrever, com ou sem experiência em voluntariado.

Ao preencher o formulário, o interessado poderá indicar os dias de sua preferência para trabalhar na festa, as instituições que deseja ajudar e em qual função, sendo: cozinha, bar, garçom organizador, garçom entregador ou tirador de pedidos. Após a inscrição, a organização fará contato direto com o interessado no trabalho voluntário. Algumas instituições podem promover um treinamento prévio.

FESTA DAS NAÇÕES — A 39ª Festa das Nações acontece de 15 a 19/05, no Engenho Central. A última edição teve um público recorde de 86 mil pessoas durante cinco dias do evento. Com o voluntariado, a organização da festa busca reduzir custos de realização, possibilitando que uma quantia maior de recursos seja destinada às instituições de caridade participantes.

PIRA SOLIDÁRIA  —  A plataforma Pira Solidária é uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba e conecta interessados em ajudar uma causa social às organizações comprometidas com a mudança. Basta acessar a plataforma, cadastrar-se e escolher uma região ou instituição específica para prestar voluntariado.