A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), promoveu ontem, 05/11, a oficina ReCriando Sabores no Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP), espaço voltado à reabilitação da Pessoa com Deficiência (PCD).
O projeto ReCriando Sabores, criado pelo Fussp, tem por objetivo estimular a alimentação saudável e levar orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de reforçar os benefícios de evitar ultraprocessados.
Para Andréa Almeida, presidente do Fussp, apresentar opções de pratos saborosos e saudáveis às pessoas assistidas pelo CRP é de grande importância. “Muitas vezes, as pessoas acreditam que, para ter uma alimentação saudável e equilibrada, é preciso fazer um grande planejamento ou utilizar ingredientes especiais. O objetivo do ReCriando Sabores é justamente mostrar que é possível incluir esses ingredientes todos os dias nas refeições, preparados de formas diferentes”.
A presidente do Fussp ressaltou ainda que é gratificante participar desse momento ao lado da equipe de voluntárias. “Foi uma tarde de muita diversão. Prestigiamos a apresentação do Grupo Com Vivência, que convidou os alunos do CRP para cantar e dançar, e pudemos levar um pouco de carinho e afeto para todos. Saímos daqui com o coração preenchido”, destacou.
Nesta edição, 60 pessoas com deficiência assistidas pelo CRP participaram da atividade. “Ações como o ReCriando Sabores agregam muito valor à nossa metodologia de ensino. Aqui no CRP, por exemplo, ofertamos aulas de música, em que os alunos adoram tocar instrumentos e experienciar atividades de socialização. Também trabalhamos com oficina de culinária, voltada à alimentação saudável. Então, a partir do projeto, eles podem vivenciar novas dinâmicas, conhecer pessoas novas e aproveitar o encontro intergeracional. Isso promove boas memórias e auxilia no processo de aprendizado”, destacou Mirela Alcântara Leone, diretora do CRP.
A ação se iniciou com uma apresentação do coral do projeto Com Vivência, que reuniu 20 idosos que cantam e tocam instrumentos. Na sequência, seis voluntárias do Recriando Sabores prepararam e serviram pratos aos participantes. Adriana Bozzo, voluntária do projeto, destacou que é satisfatório levar alimentação saudável para tantas pessoas ao mesmo tempo. “Hoje fizemos macarrão com molho branco e brócolis, torradas com patê de cenoura e suco de melancia para cerca de 80 pessoas. É gratificante ajudar a proporcionar um momento repleto de afeto e sabor”, disse.
Antônia Campos, 68 anos, participante do Com Vivência, esteve no encontro intergeracional pela primeira vez. “Adorei participar dessa experiência. Foi uma tarde de muita alegria, porque presenciar todas essas pessoas juntas se divertindo nos deixa muito felizes. Não vejo a hora de participar do próximo encontro”, disse.
O aluno do CRP Leonardo, de 28 anos, aprovou os pratos. “Está tudo delicioso e estou feliz em participar da oficina. Foi muito legal dançar e cantar as músicas, e receber esse lanche”, falou.
COMO PARTICIPAR — O projeto tem por objetivo estimular a alimentação saudável e levar orientações sobre a importância do consumo de alimentos naturais, além de reforçar os benefícios de evitar ultraprocessados. Para se voluntariar, basta se cadastrar na plataforma Pira Solidária – pirasolidaria.com.br –, portal de iniciativa do Fussp que conecta interessados em ajudar uma causa social às organizações comprometidas com a mudança.
#ParaTodosVerem