O Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) realiza neste domingo (25) uma palestra alusiva ao Outubro Rosa, ministrada pelo psicanalista Dr. Wilson Cerqueira, o evento tem como objetivo falar sobre as questões emocionais e psíquicas nos pacientes com câncer, mais específicamente no câncer de mama.
Com o tema “A redução das desarmonias psíquicas na cura do Câncer”, o encontro acontece no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, às 15 horas, no auditorio da Secretária de Educação, localizado na Rua Cristiano Cleopath, 1902 , bairro dos Alemães e será aberto ao público.
Para a presidente do Fussp, Selma Aguiar, este tipo de ação é de extrema importância tanto para quem está na luta contra o câncer quanto para os familiares. “A conscientização é fundamental e nosso objetivo é que ela seja feita de todas as formas possíveis. Falar sobre o assunto no aspecto emocional é mais uma maneira de ajudar os pacientes e dar ferramentas para que os familiares lidem com o momento junto a eles”, afirma Selma.
O movimento Outubro Rosa em Piracicaba tem como vertente o projeto Toque da Vida, que além de mutirões de mamografias, tem em sua programação palestras para todo o público feminino.
Selma relembra que apesar dos avanços tecnológicos e os investimentos da indústria farmacêutica, o índice de mortalidade ainda é grande. “Uma possibilidade para reverter o quadro é focar cada vez mais na conscientização sobre a importância da prevenção e do autoexame. Os familiares devem estar atentos e reforçar os cuidados para com as mulheres”, enfatiza.
OUTUBRO ROSA
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos EUA, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
TOQUE DA VIDA
O projeto nasceu em 2012, sob a coordenação do médico mastologista e oncologista ginecológico Sergio Bruno Barbosa, do IMP, como uma necessidade de transferir às pessoas acometidas pelo câncer a experiência acumulada durante 22 anos de atuação profissional na rede pública de saúde. O objetivo da iniciativa é trabalhar o diagnóstico precoce e estabelecer a humanização do tratamento oncológico.
O projeto tem parceria do Fussp, Gazeta de Piracicaba, Rádio Onda Livre AM/FM, Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), IMP, CCP/Universo Mulher, secretarias municipais de Saúde, Esportes, Lazer e Atividades Motoras e Desenvolvimento Social, Conselho da Mulher Empresária da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Conselho da Mulher Executiva do Simespi (sindicato patronal da indústria), Conselho da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Piracicaba e Rede Drogal.
Os co-realizadores são a Associação Viva a Vida Mulheres Mastectomizadas, Fundação Jaime Pereira (Funjape) e Unidade de Apoio aos Portadores de Câncer (Uniap).