Portal do Município de Piracicaba

Fundo Social e Receita Federal promovem palestra sobre destinação do Imposto de Renda

Evento orientou empresas sobre a destinação de recursos para projetos sociais voltados a crianças e idosos

Por CCS / Publicado em 10/02/2026
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um homem de meia-idade, com cabelo escuro, vestido com uma camisa azul clara e calça jeans azul escura, falando em um microfone de mão preto. Ele está em pé, com a mão direita no bolso, olhando para a direita, aparentemente fazendo uma apresentação. Ao seu lado, há dois mastros com bandeiras, sendo uma delas a bandeira do Brasil. Ao fundo, há uma grande tela de projeção exibindo duas imagens: uma vista aérea de uma cidade com um rio e pontes, e outra de um edifício moderno com a placa "Receita Federal". O ambiente parece ser uma sala de conferências ou reunião, com piso de madeira clara e iluminação interna. A cena sugere um evento formal ou uma apresentação relacionada a assuntos governamentais, possivelmente em Piracicaba, Brasil.
O prefeito Helinho Zanatta durante evento promovido pelo Fundo Social

O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Receita Federal, o Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba (Sincop) e os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Idoso (CMI), realizou, na manhã desta terça-feira, 10/02, a palestra Transforme seu Imposto de Renda em Solidariedade.

O evento aconteceu no Anfiteatro da Receita Federal e contou com a presença do prefeito Helinho Zanatta, empresários, secretários municipais e dos vereadores Pedro Kawai, Fabio Silva e Gesiel Madureira.

A imagem mostra um grupo de pessoas sentadas em um auditório ou sala de conferências, com várias fileiras de cadeiras acolchoadas azuis. No foco principal, há cerca de sete pessoas na primeira fila, todas olhando para a esquerda, possivelmente assistindo a uma apresentação ou palestra. Entre elas, uma mulher com calça vermelha vibrante e sapatos vermelhos se destaca. Os demais estão vestidos de forma formal ou casual elegante, com blazers e camisas. Atrás delas, outras pessoas também estão sentadas, algumas olhando para frente, outras para seus celulares. O ambiente é iluminado artificialmente, com paredes laterais que têm painéis de madeira e janelas. O chão é revestido com carpete cinza. A atmosfera parece ser de concentração e atenção, típica de um evento profissional ou acadêmico.
A palestra foi realizada no anfiteatro da Receita Federal

A iniciativa teve como objetivo desmistificar o processo de destinação de parte do Imposto de Renda, tanto de Pessoa Física quanto de Pessoa Jurídica, para projetos sociais voltados às crianças e aos idosos. Em 2025, segundo dados da Receita Federal de Piracicaba, o potencial de doação no município era superior a R$ 40 milhões (R$ 40.769.506,04). No entanto, apenas 3,3% desse valor foi efetivamente destinado, com um alcance de 1,8% dos possíveis doadores.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi, o delegado da Receita Federal, Antônio José Furlan, o delegado adjunto da Receita Federal, Marcos Vinicius Beltrame, e o presidente do Sincop, Fabiano Ravelli, apresentaram orientações sobre segurança jurídica no processo de destinação e esclareceram dúvidas dos participantes.

A imagem mostra uma palestra ou apresentação acontecendo em um auditório moderno. No centro do palco de madeira, uma mulher loira está falando ao microfone. Ela veste uma blusa branca sem mangas e calças largas vermelhas. Atrás dela, há seis cadeiras azuis vazias alinhadas e um painel de fundo com um logotipo repetido, indicando que o evento é formal ou corporativo. À direita do palco, há um elevador de acessibilidade e uma porta com uma placa de saída de emergência iluminada. O público, composto por cerca de 15 pessoas, está sentado em cadeiras acolchoadas azuis, prestando atenção à palestrante. A maioria dos espectadores usa roupas casuais de trabalho. O ambiente é bem iluminado, com luzes embutidas no teto escuro e grandes janelas que permitem a entrada de luz natural e mostram árvores do lado de fora. Há também um projetor instalado no teto e um extintor de incêndio próximo ao palco. A atmosfera geral é profissional e educacional, adequada para uma conferência, seminário ou treinamento.
A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Valkíria Callovi, falou sobre a destinação do IR

O prefeito Helinho Zanatta destacou a importância de ampliar a mobilização em torno da destinação do imposto. “As entidades precisam muito desse apoio, e quem faz a destinação não paga a mais. É uma ação que não onera as empresas e pode até dobrar os valores destinados às entidades sociais em relação ao ano passado”, afirmou.

Valkíria Callovi ressaltou os benefícios de manter os recursos no município. “Ao destinar o imposto em Piracicaba, os recursos permanecem na cidade e beneficiam diretamente crianças e idosos, ampliando projetos e quantidade de vagas. Caso contrário, esse valor vai para a União e não retorna. O processo é simples, transparente e o sistema já apresenta o valor calculado. É um trabalho que só traz benefícios para as entidades e para a população”, explicou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paula Marcela Magrini Cordeiro, destacou os avanços alcançados. “Neste ano, conseguimos contemplar todos os 25 projetos inscritos no Fumdeca. Com o fortalecimento do fundo, será possível ampliar ainda mais o número de projetos e os recursos destinados”, destacou.

O delegado da Receita Federal, Antônio José Furlan, reforçou o impacto social da iniciativa. “Além da orientação técnica, é fundamental mostrar que as entidades que atuam de forma correta realmente transformam a vida de crianças, adolescentes e idosos. Esse trabalho não se faz sozinho; ele precisa ser multiplicado com o apoio de todos”, afirmou.

EXPERIÊNCIA – A analista de responsabilidade social e relações institucionais da ArcelorMittal, Ana Scagnolato, compartilhou a experiência da empresa com a destinação de recursos. “A ArcelorMittal é pioneira quando se trata da destinação de recursos do IR. Desde 1990 desenvolvemos um programa com os funcionários, que atualmente está presente em mais de 40 municípios. O engajamento dos funcionários é muito positivo, pois levamos a informação de como proceder até eles, e depois, apresentamos os resultados alcançados nos projetos com os recursos que foram destinados por eles”, concluiu.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.