A Presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Sandra Negri e representantes do Rotary Clube de Piracicaba participaram na tarde de hoje (4), na Central de Voluntários, do lançamento oficial do Projeto Ver, uma parceria que tem como principal objetivo atender portadores de deficiência visual, principalmente crianças que não possuem condições financeiras na aquisição de óculos.
Segundo Sandra Negri existe grande procura de pessoas que necessitam de óculos. As escolas, entidades, pessoas que nos procuram e a própria secretaria da Saúde percebe a necessidade de aquisição de óculos.“São solicitados cerca de 50 óculos ao mês. E a nossa expectativa é a de atender todas as pessoas que nos procuram”.
A presidente do Fundo Social também explicou que inicialmente o projeto prevê arrecadações nos locais que apóiam a iniciativa.(ver pontos abaixo). E, a partir de 2007 serão fornecidas as armações e as lentes corretivas conforme apresentação de receituário oftalmológico. “Teremos uma verba destinada só para a compra das lentes”.
As pessoas que precisarem de óculos podem se encaminhar à Central de Voluntários de Piracicaba e levar a receita médica que aponte a necessidade de usar óculos. O Departamento de Assistencia Social realizará a triagem necessária para identificar quais são as prioridades no atendimento.
De acordo com a presidente do Rotary Cidade Alta, Lucy Valdrigui, a parceria com o Fundo Social só tem a acrescentar, pois a campanha entre todos os associados dos sete Rotary em Piracicaba já surtiu resultado. “Com a expectativa do lançamento muitos associados já entregaram armações para contribuir com o projeto”, afirma.
O Fundo Social e seus parceiros solicitam a colaboração da população na doação de armações de óculos usadas. As armações deverão estar em bom estado de conservação e poderão ser de óculos de grau e também de sol, que em alguns casos existe recomendações médicas na utilização.
Os interessados em auxiliar o projeto poderão entregar as armações usadas nos seguintes postos: ACIPI, Carrefour, Casa da Amizade, Casa Rosário, CDL – Câmara dos Dirig. Lojistas, Centro Cívico – Prefeitura, Colégio Anglo – Bairro Alto e Nova Piracicaba, Colégio Atlântico, Colégio Dom Bosco – Cidade Alta e Assunção, CRECI, E.E. Profº Elias de Mello Ayres, Escritório do Deputado Mendes Thame, FEMAQ, Jaú Serv – 2 lojas, Jornal de Piracicaba – Centro, Max Pira, Pão de Açúcar – 2 lojas, Rede Farmavip – 8 lojas Rodoviária Intermunicipal, Shopping Piracicaba, TV Beira-Rio.
Maiores informações sobre postos de entrega pode ser obtido pelo SIP- Serviço de Informação à População, pelo 156, ou na Central de Voluntários – rua XV de Novembro, 259 – fone (19) 3422-4320.