A Prefeitura Municipal de Piracicaba, através do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), em parceria com o Instituto de Mamas de Piracicaba, realiza neste domingo às 10h, no Parque da Rua do Porto uma apresentação do Quarteto de Cordas “Opus 4” dando inicio a Campanha Outubro Rosa. O evento contará com o apoio da Rosa Flores, Delta Supermercado, Bolo da Madre e Pretty Hair; além disso, a Avon estará com uma equipe realizando maquiagem e sorteio de kits para as participantes.
Com parceria da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle – Empem, o Quarteto nasceu em 2010 e é formado pelos músicos Helgo Ackermann (violino), Paulo Celso Guimarães Souza (violino), Paulo Bandel (cello) e Bragion (viola). Além da apresentação do concerto, haverá também um recital com textos sobre a mulher e distribuição de material preventivo sobre o câncer de mama;
De acordo com a presidente do Fundo Social, Selma Ferrato, apesar dos avanços tecnológicos e os investimentos da indústria farmacêutica, o índice de mortalidade ainda é grande. “A única possibilidade para reverter este quadro é conscientização sobre a importância da prevenção”, argumenta.
HISTÓRIA
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos EUA, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
Como realizar o exame de mama
Para ter acesso ao exame de mamografia, a paciente deve procura a Unidade Básica de Saúde ou Unidade de Saúde da Família mais próxima para agendar consulta com médico que solicitará o exame. Com a solicitação do médico, a Unidade de Saúde (UBS ou PSF) faz o agendamento que, na sequência, entra em contato com a paciente para informar o dia, hora e local do exame.
Após a realização da mamografia a paciente agenda consulta de retorno a UBS ou PSF para avaliação médica. Em caso de alteração no exame a paciente é encaminhada para o Centro Especializado em Saúde da Mulher para tratamento e acompanhamento.