Prefeito Barjas Negri assinando projetos contemplados
O prefeito Barjas Negri e a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese assinaram na tarde de hoje, 27, o repasse de R$ 25 mil para cada um dos projetos culturais aprovados pela Comissão de Seleção do Conselho Municipal de Política Cultural (ComCult). Os projetos contemplados foram escolhidos de acordo com o Edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) que financiará o montante de R$ 200 mil. Com a desistência do oitavo projeto aprovado, o suplente em sua categoria terá a chance de executar suas ações propostas.
Foram aprovadas propostas de produtores culturais nas áreas de Artes Cênicas, Música, Artes Visuais, Audiovisual, Livro/Literatura, Cultura Popular e Artes Integradas. Os proponentes dos projetos Muito Barulho por Nada – Shakespeare na Rua; Thereza Alves Canta Outra Vez; Museu de Memórias Fugazes; Desvendando a Comunidade por Nossas Mãos; Piracartum, homenagem aos cartunistas de Piracicaba no 45º Salão de Humor; o Cururu na Estação: Tradição e Contemporaneidade e o Afroecologia deverão prestar contas até o mês de junho de 2019. As ações serão realizadas em diversos espaços públicos do município.
Para o prefeito Barjas Negri é uma satisfação possibilitar o acesso da população às produções artísticas que a partir de agora poderão ser executadas por meio do FAC.
Durante a assinatura das propostas, a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese falou sobre a qualidade dos projetos selecionados e a oportunidade que Piracicaba ainda terá, com a participação da cidade no ProAC Município. “Participar do ProAC permitirá ampliar a oferta de produção artística e fruição cultural; uma chance de oferecer crescimento profissional aos nossos artistas, assim como o FAC tem possibilitado”, comentou.
Os projetos inéditos contemplam exposição de fotografias em ambiente virtual para a contemplação de memórias; ações educativas envolvendo a história do Cururu em Piracicaba; eventos culturais em bairros da cidade; apresentação de espetáculos em escolas públicas; shows gratuitos, gravação e distribuição de CD, oficinas de elaboração de vídeos; além de lançamento de livro e exposição de cartum.
Magna Silva, proponente do projeto Muito Barulho por Nada, agradeceu a oportunidade e falou sobre a produção do espetáculo previsto para ser realizado a partir do mês de outubro.
Fundo de Apoio à Cultura
O FAC é um importante mecanismo de financiamento do município que visa fomentar, estimular e incentivar as atividades artístico-culturais, permitindo oferecer à população atividades de qualidade, gratuitamente.
Os recursos são provenientes da locação de espaços sob responsabilidade da SemacTur e utilizados em benefício de ações e/ou atividades vinculadas especificamente à cultura.
Projetos Selecionados:
Artes Cênicas – Projeto Muito Barulho por Nada / Shakespeare na Rua;
Música – Projeto Thereza Alves Canta Outra Vez;
Artes Visuais – Projeto Museu de Memórias Fugazes;
Audiovisual – Projeto Desvendando a Comunidade por Nossas Mãos;
Livro / Literatura – Projeto Piracartum, homenagem aos cartunistas de Piracicaba no 45º
Salão de Humor;
Cultura Popular – Projeto Cururu na Estação: tradição e contemporaneidade;
Artes integradas – Projeto Afroecologia