A Prefeitura já demoliu a cobertura da plataforma e removeu a estrutura metálica do antigo Terminal de Ônibus do Piracicamirim (TPI), que será totalmente demolido e reconstruído. De acordo com informações do setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), responsável pela fiscalização da obra, os serviços já se concentram na construção da fundação para a estrutura metálica da nova cobertura. O próximo passo será a demolição das bilheterias e do posto que abrigava a Guarda Civil.

As obras de reconstrução começaram no dia 27/08 e o prazo de conclusão é de 12 meses. O investimento será de R$ 5.329.391,21, o que representa uma economia de 23,84% do valor previsto, que era R$ 6.997.779,12. A empresa responsável é a Construtora Maxfox LTDA. O novo terminal seguirá os padrões do Terminal Vila Sônia, entregue no final de 2017, e do Terminal Paulicéia, inaugurado em agosto, dois meses antes do prazo previsto.

“Estamos cumprindo o planejamento dos investimentos em mobilidade, com isso estamos incentivando o uso do transporte público em detrimento do transporte individual, trazendo mais conforto e segurança para a população”, disse o prefeito Barjas Negri.

O novo TPI terá plataforma com 1.347,00 m2, área coberta de 2.513,00 m2 com tela anti-pássaro, iluminação LED, pista de rolagem em concreto para receber 12 ônibus ao mesmo tempo (2 a mais que o antigo), além de 7 vagas para ônibus reserva. Um reservatório de água com capacidade de 36 mil litros será instalado.

Fazem parte do projeto, também, área de convívio para motoristas (sala de reunião, refeitório, sanitários), vestiários masculinos e femininos acessíveis, banheiro para família e para ostomizados. Serão construídos ainda sala para a Guarda Civil, bicicletário e bilheterias

O projeto de acessibilidade ainda contempla as áreas interna e externa do Terminal, onde serão implantadas rampas. O novo terminal também terá piso tátil, rampas de acessibilidade e banheiros acessíveis. Os dispositivos de segurança incluem equipamentos de proteção contra descargas elétricas e de prevenção contra incêndio e câmeras de monitoramento.

O investimento em obras de reforma do TPI está previsto no financiamento Mobilidade Médias Cidades.

PROVISÓRIO – No tempo em que o TPI é reconstruído, os usuários têm à disposição uma estrutura coberta, com infra-estrutura completa (baias, calçadas, bancos, banheiros etc), criada para servir de terminal provisório, que funcionará atrás do TPI, em terreno de 2,5 mil metros quadrados.

TPI terá plataforma com 1.347,00 m2, área coberta de 2.513,00 m2