‘Temos que trabalhar a questão ambiental junto com as crianças”. Foi essa a definição do presidente da Fundação para Educação e Cultura do Meio Ambiente “Elvira Guarda Mascarim”, Paulino Naoki Kamachi, no lançamento da cartilha “Brincando e Aprendendo”, que aconteceu hoje (20) no Centro Cívico.
A cerimônia marca também o início do “Concurso do Meio Ambiente”, que terá quarto categorias: Redação livre, Desenho livre, Artes plásticas em recicláveis e Teatro com temas ambientais, todos com premiação para os três primeiros colocados. O encerramento deve acontecer no dia 31 de agosto com solenidade de premiação no Waldemar Blatkauskas.
Durante a cerimônia o secretário do Meio Ambiente, Rogério Vidal, comentou sobre a importância da defesa do meio ambiente para o mundo e também sobre a escassez da água. “A humanidade tem um grande desafio, defender o meio ambiente. Mas primeiro temos que começar em nossa própria casa” informou Vidal.
Para a professora Cleide Peressin, a criação da cartilha é um grande incentivo para a conservação do meio ambiente. “Temos que confiar nessa geração futura, afinal, nosso futuro depende deles”. Já para Marina Malteze Godoy, “É um bom material de suporte. Serve de complemento para os projetos de meio ambiente nas unidades”.
Marina informa ainda que a idéia do concurso motiva as crianças a participar e se interessar mais pelo assunto.
No final da cerimônia todas as crianças, das 13 Emecs, receberam as cartilhas para o desenvolvimento dos trabalhos e participaram de uma confraternização no hall anfiteatro do Centro Cívico.