Portal do Município de Piracicaba

Funcionários do DRH da Prefeitura participaram de capacitação na área de gestão de pessoas

Por Comunicação Social / Publicado em 25/08/2015
Tempo de leitura: 7 minutos.

Servidores do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura participaram no dia 14/08, de uma palestra com o Mestre em Administração Sergio Lopes. O objetivo desta reunião foi definir diretrizes aos projetos, discutir quais os treinamentos que poderem ser oferecidos aos servidores para melhorias na qualidade dos serviços prestados, pensar em estratégias para beneficiar o servidor para que o mesmo tenha satisfação e qualidade no serviço público.

A diretora do Recursos Humanos, Sueli Calixto, explica que o Departamento tomou a iniciativa de desenvolver projetos para desenvolvimento na área de Gestão de Pessoas. “Os projetos denominados de Apuração e análise para adequações no Processo de Avaliação de Desempenho e Análise da descrição de cargos e atribuições visam melhorias na seleção e recrutamento de pessoal e um aperfeiçoamento das técnicas avaliativas, o que garantirá a satisfação dos cidadãos requerentes dos serviços públicos”.

Sueli Calixto ressalta que o DRH pretende propor um novo modelo de Avaliação de Desempenho, implementando novas técnicas baseadas nas competências do servidor, fundamentadas por normativas da Administração Pública. “O atual sistema de Avaliação de Desempenho traz poucos resultados e poucas vezes os critérios avaliativos são bem fundamentados, o que comprova sua ineficácia. Identificados os problemas fizemos pesquisas sobre o assunto para encontrarmos a melhor solução para mudar o atual procedimento, em seguida realizamos duas reuniões, uma com as chefias de NAA’s e outra com o Secretário Interino da SEMAD; e em ambas reuniões, decidiu-se que o atual procedimento avaliativo deve ser mudado”.

Por determinação do Secretário Interino, José Admir Moraes Leite, as discussões para melhorias nesse processo juntamente com as Secretarias de Educação e Saúde devem começar em breve. “Decidimos que devem ser criados Comitês, um por Secretaria, para acompanhar e decidir juntamente com o Departamento de Recursos Humanos sobre as medidas a serem adotadas”.

A diretora do DRH diz que ainda terá que ser decidido juntamente com os Comitês algumas das etapas que estão por vir e inclusive treinamentos; bem como decidir o cronograma e até mesmo os objetivos do projeto. “Pretendemos iniciar as aplicações de testes do novo modelo de Avaliação brevemente”.

Paralelamente a este projeto, ressalta a diretora do DRH,houve a necessidade de se fazer uma análise das descrições dos cargos, pois atualmente existem atribuições de alguns cargos que se encontram desatualizados com as necessidades da Prefeitura. “Sendo assim, há uma necessidade de se ter uma descrição fiel ao que deve ser na prática, sem a qual não poderemos avaliar um servidor com base nas competências para o cargo, nem mesmo exigir certas habilidades do mesmo”.

A ideia, prosseguiu Sueli Calixto, é analisar as exigências conhecidas como habilidades e competências básicas através de questionários que serão preenchidos pelas chefias/coordenadorias das Secretarias, além de pesquisa de Campo e análise de CBO’s. “Isso irá contribuir também para realizarmos uma boa seleção no processo de Concurso público. O que também necessitará da colaboração de todas as Secretarias para darmos continuidade à pesquisa”.

A ideia atual, observa a diretora do DRH, é realizar uma boa seleção e recrutamento de pessoal e tornar a Avaliação de Desempenho uma ferramenta de maior relevância na administração pública, de modo a ter condições de favorecer o servidor avaliado na melhoria de suas competências individuais, na identificação de dificuldades e implantação de metas e/ou capacitações para resultados mais eficazes, assim como favorecer o serviço público, “no qual terá condições para obter uma equipe profissional mais qualificada, e por fim beneficie mais satisfatoriamente o público requerente dos serviços públicos”.

Segundo Sérgio palestras como estas dada ao DRH da prefeitura são importantes, pois contribuem para o fortalecimento da equipe, harmonização de conceitos, ajudando inclusive a desenvolver melhor os projetos, sempre direcionados para a melhoria do ambiente organizacional, dos funcionários e acima de tudo para o atendimento à população. “Quanto mais o DRH da prefeitura se aperfeiçoar e se aparelhar e se capacitar, melhor atendida estará a população, através dos funcionários qualificados”.

Em relação as mudanças, o palestrante ressalta que sempre haverá resistências quando se propõe mudanças, por mexer em zonas de conforto. Por isso, “é preciso definir bem os objetivos, de forma que todos se sintam beneficiados, incluindo os cidadãos e os servidores. É necessário adotar ferramentas modernas para capacitar o servidores, buscando a melhoria da capacitação, produtividade e satisfação, proporcionando acima de tudo uma maior integração entre as pessoas que compõem o quadro de funcionários da prefeitura”

Palestrante: Sergio Lopes é Mestre em Administração (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), graduado em Administração (Usp, 1974) Especializado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978) em Sistemas de Informações ( Mauá, 1979) e em Administração Financeira (Fecap, 1981) e com experiência profissional de 44 anos, tendo ocupado cargos técnicos e executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas. Ao longo dos últimos 26 anos tem trabalhado como Consultor Empresarial com foco em Qualidade, Organização e Planejamento Estratégico, Gestão de Mudanças, Recursos Humanos, Padronização e formalização de Processos gerenciais administrativos.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.