A Fundação Municipal de Ensino (Fumep) e a Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP) recebem em suas dependências a 15ª Competição Baja SAE Brasil/Etapa Sudeste, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, das 7h30 às 19h, com entrada gratuita ao público.
Baja desenvolvido por alunos da EEP para o campeonato nacional, que garantiu o 1º lugar na prova de suspensão
A competição, organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE), desafia alunos de engenharia a desenvolver do zero um carro off-road para competir com outras universidades do país de forma a mostrar o potencial de cada equipe e trazer inovações para o setor automobilístico.
Segundo os organizadores, 33 equipes de quatro estados brasileiros, além do Distrito Federal, vão participar deste evento que deve reunir mais de 700 alunos, além de outras 300 pessoas entre familiares, comissões técnicas e visitantes.
Para André de Lima, coordenador da equipe da EEP, que participará da competição com o carro nº 05, esse projeto é de magnitude robusta porque mostra claramente que o aluno não se prende à fabricação do carro e à parte mecânica do veículo. “O processo exige que ele seja inserido também na área de marketing, planejamento, desenvolvimento tecnológico, tecnologia da informação e gestão de pessoas, revelando o quanto é amplo e promissor esse mercado para o futuro engenheiro, sobretudo para aquele que pode desfrutar da experiência e do conhecimento disponibilizado pela SAE Brasil”, considerou.
Lima lembra ainda que, além de capacitar e qualificar profissionais para atuar no mercado, a iniciativa traz visibilidade ao município, principalmente neste momento em que a cidade integra a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), em que o setor automobilístico aparece como o segundo maior setor de negócios e inovação. “O evento permite que os alunos enxerguem com mais clareza e assertividade as grandes e inúmeras oportunidades que esse mercado de grande extensão pode propiciar”, disse.
Equipe da EEP que representou a Fumep no torneio nacional deste ano
CRONOGRAMA – Amanhã, quinta, 17/11, ocorrerá a recepção das equipes, com credenciamento e briefing inaugural junto à direção da Fumep e direção de eventos da SAE Brasil, e reunião com as equipes e comitê técnico da prova para explicar sobre as regras e logística da competição.
Na sexta, 18/11, acontecem as provas estáticas e apresentação de projetos com briefing para as provas dinâmicas e para o enduro.
No sábado, 19/11, serão realizadas as provas dinâmicas na parte da manhã, quando será testado todo o sistema de funcionamento do veículo, como resistência, aderência em curva, dirigibilidade e conforto; e à tarde, o grande enduro e entrega da premiação.