Portal do Município de Piracicaba

Fumdeca lança campanha O Melhor Presente é o Futuro

Por Comunicação Social / Publicado em 15/12/2016
Tempo de leitura: 5 minutos.

O Melhor Presente é o Futuro. Esse é o slogan da campanha do Fumdeca 2016/2017, lançada na tarde de ontem, 14/12, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Na oportunidade foi apresentado um novo site que facilitará o processo de doação e destinação do Imposto de Renda aos projetos sociais do município.

Da declaração completa, até o dia 30 de dezembro, a pessoa física pode doar diretamente ao Fundo até 6% do valor devido e a pessoa jurídica até 1%. O contribuinte pessoa física que não fizer nenhuma destinação ou até mesmo aquele que aderir ao auxílio para o Fumdeca em 2016 poderá até o dia 30 de abril de 2017, destinar mais 3% do imposto devido para os projetos sociais aprovados pelo CMDCA, que serão executados ainda em 2017. A contribuição que já seria recolhida pela Receita Federal poderá ser repassada às instituições de Piracicaba, e o contribuinte não terá que pagar nenhum centavo a mais.

“O desenvolvimento dos projetos dependem da arrecadação e doação às entidades que necessitam”, observou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes.

A presidente do CMDCA, Euclidia Fioravante, afirma que o objetivo da campanha é incentivar a população a contribuir com as organizações sociais, destinando parte do valor devido do Imposto de Renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca). “Espero que a população entenda que a destinação do Imposto de Renda contribui para a promoção da saúde, esporte, cultura, lazer e profissionalização de centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou.

Realizado no salão nobre da Câmara, o evento contou a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, da presidente do CMDCA, Euclidia Fioravante, do delegado da Receita Federal em Piracicaba, Luiz Antônio Arthuso, do presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB de Piracicaba, Diego Goularte, dos vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Pedro Cruz (PSDB) e o publicitário Henrique Bertoncello, que criou o novo site do Fumdeca.

Também estiveram presentes no evento representantes de instituições que contribuem com a proteção e a defesa de direitos nas áreas de cultura, esporte, lazer, aprendizagem profissional, ações de combate às drogas e enfrentamento à violência, à exploração e ao abuso sexual contra crianças e adolescentes.

O delegado da Receita Federal, Luiz Antonio Artuso, afirmou que Piracicaba tem potencial para uma arrecadação de R$ 10 milhões. “É importante que as pessoas se conscientizem de que o grande diferencial é que a destinação do IR ao Fumdeca será utilizada pelas entidades sociais do município, em vez de ser dividido para todo o Brasil. No momento da declaração, o próprio programa calcula o limite da destinação”, informou.

No início de 2016, o Fundo repassou R$ 1,9 milhão a 32 projetos sociais, executados por 20 entidades de Piracicaba. Os projetos apresentados pelas entidades assistenciais do município atendem à promoção, proteção e defesa de direitos baseados em Cultura, Esportes e Lazer, Aprendizagem Profissional, Educação Informal, Adequação e Modernização de Recursos Físicos, Ações Educativas de Combate ao Uso de Drogas Lícitas e Ilícitas, Enfrentamento à Violência e Exploração e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes.

SITE – O publicitário Henrique Bertoncello, criador do novo site do Fundo, falou sobre as características visuais e técnicas da página. "Elaborado em formato 'onepage', o site permite uma leitura linear e é adaptável para qualquer plataforma, como smartphones e tablets”, explicou.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.