A Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semtre- Secretaria Municipal do Trabalho e Renda em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego/Gerência Regional em Piracicaba e a FIESP– Federação das Indústrias do Estado de São Paulo/DEPAR Piracicaba, por intermédio do “Programa Sou Capaz”, realizou na manhã desta terça-feira, dia 25 de junho de 2013, das 7h30 às 12h00, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, a 4ª edição do “Fórum Permanente pela Inclusão da Pessoa com Deficiência e Reabilitados Profissionais”. O prefeito Gabriel Ferrato e o secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Fortuoso, prestigiaram o evento.
A coordenadora o PADEF- Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Marinalva Cruz, abordou em sua palestra a “Dificuldades e Possibilidades”. Ela elogiou a iniciativa da Semtre, que une esforços conjuntos, para debater esta questão importante.
Marinalva Cruz afirma que o Fórum, além de trazer informação, tem o poder de sensibilizar e orientar a população em relação à inclusão dos deficientes no mercado de trabalho, que segundo ela ainda é baixo. “Num universo de mais de 9 milhões de pessoas empregadas, somente 120 mil deficientes estão empregados, apesar de alguns avanços, mas insuficientes para atender a demanda”.
O secretário Sergio Fortuoso, observou que estas discussões são importantes para sensibilizar o Poder Público sobre a importância de criar políticas para atender a sociedade dentro da inclusão social. “Se não tiver ações locais, não há como criar ferramentas para atender a Lei de Cotas (nº 8213/91), que obriga a contratação de pessoas com deficiência, num sistema de cotas, que varia de 2 a 5% do total do quadro de funcionários. A lei sozinha é fria e tem que haver investimento e comprometimento das pessoas e esse é o papel da Semtre, em ser um agente fomentador e catalizador. Queremos conscientizar os empresários para lidar com a inclusão, por isso é importante a presença no fórum”, completou.
O Programa Sou Capaz foi desenvolvido para criar meios e mecanismos que facilitem o cumprimento da chamada “Lei de Cotas” (nº 8213/91), que obriga a contratação de pessoas com deficiência, num sistema de cotas, que varia de 2% a 5% do total do quadro de funcionários.
A iniciativa que promove a inclusão e capacitação de pessoas com deficiência faz parte do esforço de um grupo comprometido e envolvido no evento, que buscam igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, ampliando, cada vez mais, sua participação na formação
do capital humano em nossa cidade.
O objetivo do Fórum é a orientação sobre assuntos legais, técnicos e institucionais relacionados às pessoas com deficiência e reabilitados profissionais; a inclusão do profissional com observância dos programas de apoio a pessoa com deficiência, além de criar sinergia entre empresas, órgãos públicos e entidades, a fim de iniciar uma inclusão efetiva e eficiente no mercado de trabalho.
O evento contou ainda com o apoio da ACIPI, Centro de Reabilitação Piracicaba, CEREST, CIESP, ComEmprego Piracicaba, CONESPI, EDUCCO, FUMEP, GRHUPIRA, IFSP, INSS, SEMAC, SENAI, SESI e SIMESPI.