imagem mostra prefeito Luciano Almeida a frente do público, em um palco, trajando camiseta azul claro e calça jeans enquanto discursa sobre o tema do evento. ao fundo um telão com o tema gestão de pessoas e abaixo do telão, outras três autoridades prestam atenção a fala do prefeito
Prefeito Luciano Almeida participou da abertura do 1º Fórum de Gestão de Pessoas de Piracicaba

Idealizado para ser um espaço dedicado à promoção do conhecimento sobre os processos de gestão de pessoas e sua contribuição para o crescimento empresarial, o 1° Fórum Piracicabano de Gestão de Pessoas: Conectando-se com as Novas Gerações atraiu mais de 100 pessoas ao anfiteatro do Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias de Piracicaba e região), sob a realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), e do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Regional Piracicaba.

Conforme lembrou o prefeito Luciano Almeida, a atividade foi uma oportunidade de as empresas apresentarem os cases que fizeram mudanças significativas nos processos internos, na jornada de trabalho e na contratação e que alcançaram sucesso. “Há poucos dias conversei com um grupo de jovens e o retorno deles me fez pensar. Perguntei a eles do porquê de eles não estão mais tão envolvidos com política. A resposta foi que nós gestores do poder público, num contexto geral, não falamos a língua deles e que eles querem mais interesse nosso pelo que eles podem oferecer. Entendo que, com os novos meios de comunicação e formas de trabalho, é necessário que o poder público e, também as empresas, busquem falar a língua desta nova geração e atraí-la para a realidade atual do mercado de trabalho e do empreendedorismo”, afirmou.

Para Euclides Libardi, secretário da Semdettur, as novas gerações têm perdido a referência quando se fala em trabalho devido à modernidade e as oportunidades que a internet dá. “Antes era mais fácil ter uma referência sólida, de exemplo a ser seguido, mas hoje, de forma geral, as novas gerações têm dúvidas do que querem para si. Se serão esportistas, empresários, empreendedores, autônomos, youtubers, por exemplo. Estamos aqui para entender esse perfil e investir nos jovens e mostrar aos patrões para que olhem com sua experiência para moldar esses novos profissionais. Não podemos acabar com os sonhos destes jovens após uma tentativa que não deu certo, é preciso que colaboremos para que ele siga um caminho para o sucesso conforme seu empenho e capacidade”, afirmou.

imagem mostra o ambiente geral do anfiteatro repleto de pessoas e, no palco, ao fundo, no centro, palestrante ministra atividade sobre gestão de pessoas
Evento realizado pela Semdettur e Sebrae-SP reuniu mais de 100 pessoas no anfiteatro do Simespi

De acordo com Fabio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba, apesar da temática de gestão de pessoas ser atemporal e sempre oportuna para o dia a dia dos negócios, é preciso agregar a dificuldade que muitas empresas e trabalhadores tem enfrentado quando se fala de conexão entre gerações. “Assim, foi muito oportuno ter o tema tratado por profissionais que vivem o dia a dia dos negócios e da educação e formação de jovens”, completou.