Alex Salvaia, secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, ressalta que concluir o primeiro programa de capacitação em ESG é uma satisfação muito grande Após cerca de oito meses, as primeiras turmas do programa de capacitação em ESG, idealizado pela Prefeitura de Piracicaba e aplicado pela Fundação Instituto de Administração (FIA), farão sua formatura amanhã, 26/05, em evento fechado que acontece no auditório da Acipi. Ao todo, o programa teve adesão de 83 empresas e 174 pessoas receberão o certificado de conclusão. O horário de abertura está previsto para as 17h30 e o início da cerimônia às 18h30.
O curso teve início em setembro de 2022, com seis turmas. O objetivo central do programa é capacitar e certificar empresas de pequeno, médio e grande porte de Piracicaba, com base nas premissas do ESG – termo desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2004, que significa ambiental, social e governança (Environmental, Social and Governance). A ideia do ESG, divulgada pelo Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, que deve integrar esses fatores no mercado de capitais.
“Concluir o primeiro programa de capacitação em ESG é uma satisfação muito grande, porque demonstra que conseguimos implementar um ineditismo na cidade. Mais que uma postura de colaboração com a sociedade, para ingressar nesse universo ESG era necessário que as empresas investissem nessa agenda, aplicando as premissas com seus colaboradores. E como município líder da Região Metropolitana de Piracicaba, pela sua tradição de estar na vanguarda das tendências e oportunidades, criamos, em conjunto com as empresas e entidades representativas, o programa de certificação para adesão das empresas aqui instaladas, contemplando empresas de pequeno, médio e grande porte e a interação entre elas”, destaca o titular da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Gama Salvaia.