Mais de 120 profissionais dos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), além de integrantes do movimento LGBTQIA+, participaram na manhã de hoje, sexta-feira, dia 01/09, no teatro do Sesc Piracicaba, do segundo encontro da formação Garantia de Direitos Humanos e Diversidade. A realização é do Conselho Municipal de Políticas Públicas para LGBT e do Centro de Apoio e Solidariedade à Vida (Casvi), em parceria com a Smads e Sesc Piracicaba.
O tema Processo Transexualizador para pessoas trans foi abordado por Carolina Iara, da Frente Parlamentar LGBTQIA+ da Alesp / ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e fundadora da Associação Brasileira de Pessoas Intersexo (ABRI). O encontro também contou com performance drag de Lucia Gardyn – diva da 14ª Parada LGBTQIA+.
Carolina Iara trouxe sua trajetória de luta para a palestra, apresentando suas vitórias, quebra de paradigmas e pioneirismo ao se tornar no país, a primeira co-deputada intersexo – termo que se refere a pessoas que nascem com características sexuais que não se encaixam em categorias típicas do que é considerado feminino ou masculino, ou seja, nasceu com os dois sexos biológicos.
“Gosto de falar de interesexualidade, porque ela é a própria natureza delineada. A identidade de gênero tem a ver com aquilo que sou, já a minha preferência, vem daquilo que gosto. Tive que descobrir como me adaptar e percebi que todo aquele ciclo armado para me proteger enquanto uma criança intersexo, acabou me expondo, e hoje, luto pela resistência permanente e conscientização da luta coletiva por um mundo sem preconceito”, disse.
O encontro integra a programação da formação, realizada com o objetivo de informar e qualificar profissionais de diversos setores da assistência social no atendimento às identidades de LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexuais, +), terá ainda mais quatro encontros até o mês de dezembro, com palestras e intervenções artísticas.
ENCONTROS – A formação Garantia de Direitos Humanos e Diversidade oferecerá abordagens abrangentes sobre gênero e sexualidade. O próximo encontro será realizado no dia 06/10, será a vez de Marcos Valdir, do CRESS de São Paulo, com abordagem sobre o SUAS e a importância das Políticas Públicas para LGBTI; dia 10/11, o encontro discorrerá sobre a história do Movimento LGBTQIA+ no Brasil e no mundo e o Movimento de Travestis e Transexuais, com Anselmo Figueiredo e Fernanda de Moraes, executiva do Fórum Paulista LGBT.
Para encerrar, no dia 01/12, a formação contará com palestra sobre a legislação LGBTI no Brasil e no Estado de São Paulo, realizada por Dimitri Sales, presidente do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos de São Paulo).