A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará de 20 a 24/1, processo de formação continuada para os professores, voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Cerca de 3.000 profissionais, entre professores de educação infantil, ensino fundamental, do Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial de Piracicaba (Numape), diretores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino, participarão de uma semana formativa, visando a inclusão escolar dos alunos com deficiência. Atualmente, a Rede Municipal de Educação de Piracicaba possui 1.567 alunos matriculados na educação especial.
Os encontros serão realizados tanto presencialmente quanto no formato à distância (EAD). As formações presenciais ocorrerão em três espaços distintos: Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, no Centro de Formação Educacional Prof. Antônio Carlos de Mendes Thame e Anfiteatro da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba. Os temas abordados nos módulos incluem Políticas Públicas e Gestão dos Municípios, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Este momento formativo visa a ampliar saberes e refletir sobre práticas efetivas no que se refere ao atendimento educacional do aluno com deficiência”, avalia a secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin.